Qualquer pessoa pode exercer a função de social media. Não existe barreira de entrada, você não precisa de um diploma ou certificação para atuar como social media.
Muitas pessoas aproveitaram a busca crescente para começar a atuar na área, afinal a flexibilidade do trabalho e potencial de retorno financeiro são evidentes nessa profissão.
Muitos podem achar que o mercado está saturado, e eu posso afirmar: ele está saturado de péssimos profissionais.
Você já deve ter reparado que ao abrir o Instagram, há uma quantidade enorme de anúncios (às vezes postagens orgânicas também) de pessoas que se autodenominam social media, quando, na verdade, não sabem muito bem o que estão fazendo.
A busca das empresas por um bom social media é um trabalho incessante, afinal, esses profissionais são escassos no mercado. Basta algumas semanas de estudo aprofundado em algumas estratégias para que você já saia na frente da grande maioria.
Então, se alguém disser que o mercado está saturado, saiba que isso não é verdade. Com conhecimento e direcionamento, você pode se destacar com facilidade.
A jornada de sucesso desse profissional não depende de sorte. É necessário dedicação, persistência, organização e muito estudo.
Como a pandemia mudou o cenário para o social media?
Com a pandemia, o mercado digital ficou muito aquecido, afinal, mesmo aquelas pessoas que se recusavam a comprar online se viram obrigadas a dar o braço a torcer. Prova disso é que no ano de 2021 tivemos uma alta de 72% de vendas no e-commerce brasileiro, sendo que mais de 30% desses consumidores fizeram uma compra online pela primeira vez na vida!
Dizer que esse mercado está saturado é um equívoco – na maior parte das vezes, por pessoas que não sabem utilizar direito as ferramentas digitais que estão à disposição.
O resultado vem! Mas vem para quem estuda, se dedica e utiliza as ferramentas de forma estratégica. Ter um diferencial no mercado é essencial não apenas para conquistar um novo cliente, mas para mantê-lo. O mercado é gigante e a concorrência é muito alta.
Por isso, se você quiser se destacar e ser bem remunerada pelo seu trabalho, precisa se diferenciar!
A importância de utilizar ferramentas profissionais
Em um mercado saturado de social medias que não fazem ideia do que estão fazendo, percebemos que o uso do Canva e templates prontos é um padrão entre profissionais desqualificados do mercado.
Ao rolar o feed nos deparamos com dezenas de posts idênticos de perfis diferentes. O que aconteceria se todas as embalagens no mercado fossem iguais? A sensação do consumidor é de que, se tudo é igual, tanto faz qual produto consumir.
O papel do social media é fazer com que os perfis que administra se diferenciem dos demais, atraindo um público interessado em consumir aquele conteúdo e adquirir os produtos e serviços oferecidos.
Já falamos anteriormente, o design está em todo lugar. Se o social media quer ocupar uma posição de destaque no mercado é fundamental que ele domine os princípios do design e saiba como colocá-los em prática. A forma mais fácil de fazer isso é através de ferramentas profissionais de design.
Aprender ferramentas complexas como Photoshop e Illustrator pode levar bastante tempo. Mas estou aqui pra te dizer que existe uma alternativa que é simples como o Canva e possui as funcionalidades de programas profissionais do pacote Adobe, sendo, na minha opinião, o melhor programa de design do mercado.
Esse programa se chama Figma, ele é utilizado por algumas das maiores empresas do mundo, como Uber e Spotify.
Mesmo sendo um programa profissional, ele é bastante intuitivo, além de ter todas as funcionalidades disponíveis na versão gratuita. Eu poderia fazer uma lista gigante de motivos para você deixar de usar ferramentas limitadas como o Canva e fazer a migração para o Figma. Mas queria destacar alguns pontos que considero muito importantes e que fazem total diferença no dia a dia de trabalho:
- O Figma é uma ferramenta vetorial de design, o que te permite trabalhar profissionalmente com logotipos, criar ilustrações e vetorizar imagens.
- Ele funciona 100% online. Isso significa que você pode utilizá-lo mesmo em computadores mais antigos e menos potentes. Você também não precisa lidar com centenas de arquivos e versões, tudo fica salvo na nuvem para você acessar de onde quiser, sem limite de armazenamento.
- Todas as funcionalidades estão disponíveis na versão gratuita do Figma, a versão paga só permite que você organize melhor os arquivos dividindo em pastas e times.
- O Figma é um programa colaborativo, ou seja, você pode trabalhar com outras pessoas em tempo real dentro de um mesmo projeto. Não é necessário fazer o download de um projeto para mostrar ao teu cliente. Na verdade, você pode simplesmente compartilhar um link gerado para que o cliente acesse do navegador (de forma semelhante ao Google Docs, por exemplo);
Você já pensou em começar a sua carreira como social media em um coworking? Clique no botão abaixo para passar um dia de cortesia aqui no Desk Coworking!