Reduzir as taxas de cancelamento dos serviços da empresa é sempre um desafio para nós, não é mesmo?
Especialistas em marketing apontam que a melhor estratégia para evitar cancelamentos está na melhoria dos serviços ou produtos oferecidos, agregando valor a eles e tornando-os indispensáveis.
Para isso, é necessário conhecer a fundo a sua empresa e os anseios de seus clientes para oferecer o que de fato eles desejam e têm como meta de sucesso.
Isso está calcado na capacidade de seus clientes não abandonarem os produtos ou serviços, fidelizando-os e atendendo suas principais demandas.
Consequentemente, as taxas de cancelamento de clientes são, dessa maneira, diminuídas.
No post de hoje, saiba como reduzir as taxas de cancelamento da sua empresa. Confira!
Como diminuir as taxas de cancelamento?
Algumas dicas de quem atua no mercado são úteis para fidelizar clientes e garantir sucesso na relação profissional com eles.
Cause boa impressão
Entre essas medidas podemos destacar a de causar uma boa primeira impressão.
Com isso, o cliente acredita ter encontrado uma possibilidade de negócio segura e que com o passar do tempo, pode ficar ainda melhor.
Evidentemente que tal técnica só dará certo se as expectativas do cliente não forem frustradas e o empreendedor estiver um passo a frente na hora de prever novas demandas, sabendo exceder o que lhe é solicitado de tempos em tempos, mantendo uma relação de confiança com quem importa para seu negócio.
Overdelivering
E por falar em exceder as expectativas do seu consumidor, uma prática que vem sendo muito utilizada pelos empreendedores de sucesso é o overdelivering — você surpreende o seu cliente de maneira positiva com benefícios além dos serviços e produtos que ele realmente comprou.
Além de impressioná-lo, você tornará a experiência dele com a sua empresa positiva e proveitosa.
Faça um bom atendimento ao consumidor
É extremamente relevante investir também em um serviço de atendimento ao consumidor (SAC) que consiga agregar toda a base de consumidores e atender com eficiência suas queixas e demais solicitações — os “problemas” surgidos são melhor trabalhados quando encarados como oportunidades de aprimoramento sobre o produto ou serviço ofertado.
O SAC deve ainda servir para coleta das informações provenientes dos clientes acerca das dificuldades surgidas, resultando em relatórios periódicos a fim de captar tendências de mercado e antecipar o desenvolvimento de produtos e serviços para um novo segmento em expansão.
Se as informações coletadas são passíveis de uma “leitura” construtiva isso se deve a possibilidade de refletir sobre as taxas de cancelamento da empresa.
Não basta saber por que clientes estão deixando o negócio, mas o que veem na concorrência de mais atraente e promissor.
Sabia que você pode implementar um SAC contratando os serviços de escritório virtual?
É muito mais econômico!
O que fazer quando as taxas de cancelamento são altas?
Quando as taxas de cancelamento sobem vertiginosamente é preciso focar em novos mecanismos no campo do pós-vendas.
A estratégia do SAC reverso, na qual se liga para os clientes com a intenção de verificar o grau de satisfação deles e se algo pode ser feito para solucionar suas dúvidas e demandas — é um ponto de fundamental importância para evitar cancelamentos em cascata.
Monitorando redes sociais
Estar atento ao que seus clientes dizem sobre produtos e serviços nas diversas redes sociais em que sua empresa estiver presente é uma maneira eficiente de conceber como a sua imagem está sendo construída no meio virtual por quem consome e partilha com outros suas impressões.
É preciso encarar análises negativas e comentários desfavoráveis como uma oportunidade de enxergar as falhas que tem impacto consistente nas taxas de cancelamento do negócio, reunindo forças e dados para criar soluções reais.
Curta a nossa página do Facebook e conheça mais sobre as tendências em destaque no mercado e que podem influenciar o seu negócio!