Nos últimos anos, o cenário econômico brasileiro não tem favorecido em nada as pequenas, médias e grandes empresas, especialmente com a pandemia. Nesse cenário, é importante reduzir os custos para viabilizar o seu negócio.
Seja pela alta competição no mercado, crise econômica, carga tributária, carência de recursos, enfim.
Se manter firme no mercado e fazer a empresa crescer em meio a essa turbulência não é uma tarefa simples. Requer conhecimento, habilidades técnicas e gerenciais e organização.
Saber reduzir os custos desnecessários dentro de uma empresa é uma grande jogada para se manter a empresa consolidada no mercado.
Portanto, separamos um guia com 6 dicas para que você também possa reduzir seus custos através de ações simples. Confira no post a seguir!
1- Destrinche seus custos atuais
A primeira coisa que qualquer empresa deve fazer visando a redução de custos é saber onde o seu capital está sendo investido.
Isso porque não tem como criar um bom plano de redução de custos sem saber exatamente quais são os custos fixos e variáveis de uma empresa.
Muitas empresas se perdem nesse sentido e não conseguem controlar direito as finanças, simplesmente porque não sabem no que estão gastando.
Portanto, é importante controlar bem o fluxo de caixa e registrar cada gasto, desde a compra de material até os jantares executivos (ou mesmo alguns mimos oferecidos aos clientes).
Por mais que um valor pareça irrelevante, em um grande volume pode prejudicar o fluxo de caixa da empresa.
Por isso, através de um bom planejamento, a empresa pode determinar quais setores precisam de mais investimento e quais podem reduzir os gastos.
2- Converse com o fornecedor para renegociar os valores e reduzir os custos
Fazer uma análise minuciosa do serviço que um fornecedor está prestando para você é muito importante, pois pode ser que ele não esteja oferecendo o melhor custo-benefício.
Será que a qualidade do produto que ele oferece bem como os prazos estão dentro do mercado?
O preço que você está pagando é justo?
Se você achar que não está sendo beneficiado com essa negociação, reconsidere trocar de fornecedor caso ele não queira renegociar os valores.
Às vezes, essa troca proporciona uma redução de custos em troca de produtos com a mesma qualidade – ou às vezes até melhor.
3- Terceirizar equipes da sua empresa pode reduzir os custos
É cada vez mais comum que as empresas terceirizem alguns dos setores internos em busca de uma estratégia para reduzir os custos.
Essa é uma alternativa para diminuir, por exemplo, custos com funcionários, já que ela não se torna mais responsável por cuidar dos direitos trabalhistas.
Além disso, a terceirização pode refletir diretamente no espaço utilizado por uma empresa, que passa a ser menor. Assim, os custos com locações também diminuem.
4- Motive seus funcionários através da capacitação
Funcionários capacitados e motivados ajudam a reduzir os custos da empresa, porque quanto mais especializados eles são, menor é o tempo para que eles executem alguma tarefa.
Importante salientar que a produtividade não tem a ver apenas com a capacitação, mas principalmente com a motivação.
Quando um funcionário não está motivado, leva muito mais tempo para executar uma tarefa, o que eleva os custos de uma empresa.
Funcionários não capacitados demoram muito mais para executar uma mesma tarefa, e essa desmotivação pode sair caro para as empresas.
Porém, caso a sua empresa não disponha de capital necessário para investir na capacitação dos funcionários, os próprios gestores de cada segmento podem fazer treinamentos internos visando a melhoria na qualidade do serviço.
5- Utilize o marketing digital a favor da sua empresa
O marketing digital é um dos maiores aliados das empresas na hora de diminuir os custos.
Isso porque ações de marketing que utilizam o Inbound Marketing são muito mais baratas do que o marketing convencional.
Além disso, empresas que não investem em redes sociais estão fadadas a perder clientes, já que hoje em dia o mundo inteiro está conectado nas redes sociais, tais como: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, além de outras várias redes e mídias sociais.
Essas ações de marketing também podem engajar de forma ainda mais assertiva o cliente, gerando recorrência e mais autoridade no mercado.
E não se esqueça de que todas essas ações de marketing digital precisam ser monitoradas!
Uma das grandes vantagens de se utilizar Inbound Marketing é justamente poder controlar as métricas através de softwares e ferramentas.
6- Avalie a contratação de novos colaboradores
Contratar ou demitir funcionários é muito honoroso para uma empresa.
Afinal, estamos falando de capacitação, direitos trabalhistas e treinamentos.
Por isso, antes de fazer uma contratação, verifique se é realmente necessário que naquele momento um determinado setor da empresa receba um novo funcionário.
Caso a função deste novo funcionário não seja algo corriqueiro na empresa, ou então seja uma função temporária para realizar uma demanda mais específica, a terceirização pode ser a melhor opção para reduzir os custos da sua empresa.
Você já pensou em trabalhar em um coworking para reduzir os custos?
Por fim, para reduzir os custos operacionais da sua empresa, já pensou em migrar para um coworking?
Trabalhar em escritórios compartilhados pode ser a solução ideal para pequenas e médias empresas, startups e pequenos negócios, além de ser um excelente local de trabalho para profissionais autônomos e freelancers.
Os coworkings são espaços projetados para estimular a criatividade dos profissionais, além de fortalecer o networking.
Além disso, é mobiliado com tudo o que é necessário para que você só chegue e comece a trabalhar com tranquilidade e estrutura.
Aliás, alugar uma sala em um coworking é muito mais barato do que montar um escritório tradicional, sem falar no conforto em trabalhar em locais diferentes e inovadores.
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