Como dissemos no último artigo, o Adobe Photoshop se popularizou como uma o melhor programa de design no mundo. Porém, não recomendamos a utilização da ferramenta para todo tipo de profissional (assim como o Adobe Illustrator), e vamos explicar a seguir os motivos.
Pontos positivos do Photoshop, o mais conhecido programa de design
A ferramenta possui uma organização muito boa, e com ela é possível fazer mágica com as fotografias. Se um designer está lidando com uma quantidade grande de imagens, pode organizá-las e achar rapidamente o que precisa com a interface do Photoshop.
Além disso, as edições são relativamente rápidas. Dependendo da necessidade do designer, alguns trabalhos podem ser feitos com alguns cliques.
Pontos negativos
Por outro lado, tanto o Photoshop quanto o Adobe Illustrator não deixam de ser ferramentas muito complexas, dependendo da necessidade do designer. Não é tão fácil trabalhar com a ferramenta. Por mais que algumas de suas funções sejam mais simples de serem usadas, definitivamente não é um programa projetado para quem está começando no mercado.
A maioria dos iniciantes sequer vai usar metade das funcionalidades que ambas as ferramentas oferecem, por serem complexas!
A segunda desvantagem dos programas do Adobe é o preço. Essas ferramentas são caras quando comparadas a outros softwares de edição.
Por exemplo, o Adobe Photoshop CS5 pode custar de R$3.500 a R$5.000 reais dependendo de qual pacote o designer escolher. Para designers iniciantes, especialmente para os que não vão trabalhar todos os dias exclusivamente com esse tipo de ferramenta, não vale o investimento.
Existem ferramentas muito mais baratas e até mesmo gratuitas – como o Figma, que é sobre o que vamos falar a seguir!
Figma – prós e contras
O Figma é de fato o melhor programa de design para iniciantes, experientes e para quem quer se tornar um social media. Além da ferramenta ser gratuita, prática e intuitiva, é muito profissional. Vamos destacar abaixo alguns pontos que fazem do Figma a melhor ferramenta!
- Para começar, ela é colaborativa. Ela funciona basicamente como um Google Docs, em que é possível comentar e fazer edições em cima do trabalho de outra pessoa. Assim, caso você trabalhe com uma equipe, ela pode agir de forma colaborativa. Como o cursor indica cada membro, fica mais fácil saber quem está fazendo o quê;
- Possui uma ferramenta incrível vetorial. De forma simplificada, tu podes melhorar muito a qualidade de uma imagem;
- Também possui ótimos recursos de prototipagem!
- O Figma possui uma versão gratuita, e o melhor é que ela funciona muito bem nessa versão (não como ferramentas que limitam muito a experiência do usuário por não pagarem por ela). Como ela é 100% online, tu podes acessar de qualquer lugar!
- O Figma também possui a própria biblioteca de plug-ins. Assim, é possível adicionar à interface os plug-ins criados por outros usuários!
- Existe uma versão paga do Figma, e embora ela seja muito mais barata do que ferramentas como Adobe Photoshop, é perfeitamente possível trabalhar de forma gratuita, como dissemos!
- É a ferramenta que permitirá a você começar a trabalhar como autônomo e ter ótimos rendimentos.
Então não existem pontos negativos?
Para poder trabalhar, você precisará necessariamente estar conectado à internet. Esse é o único ponto negativo: se a sua internet cair ou estiver muito lenta, vai ficar difícil explorar todo o potencial da ferramenta.
Mas mesmo assim, caso você já tenha iniciado seu projeto e a internet caia, ainda assim ele ficará salvo e você não perderá o seu progresso. Então mesmo sendo um ponto negativo, não é tanto assim, né?
Além do mais, é uma ferramenta incrível para preparar apresentações comerciais.
Figma é o melhor programa de design?
O Figma é uma das melhores ferramentas para quem quer ser social media. É muito fácil criar um componente com a ferramenta, porque ela é extremamente intuitiva e prática.
Além disso, ela está integrada ao Google Fonts, o que significa que há centenas de fontes disponíveis para que você possa incorporá-la ao seu projeto e usar como principal programa de design. Não precisa fazer o download de fontes! Você também pode utilizar o Figma no seu iPhone!
O Figma é a melhor ferramenta para trabalhos colaborativos, é baseada em web como eu disse (por isso você não precisa se preocupar em ter uma máquina potente ou espaço sobrando no HD), tem sua própria biblioteca de plug-ins e tudo foi projetado para ser o mais organizado possível.
Quanto todos esses diferenciais se juntam, proporcionam ao designer uma experiência maravilhosa. E, de forma geral, a usabilidade do Figma dá de 10 em qualquer outra ferramenta! Ah, e quase ia me esquecendo! O Figma sofre constantes atualizações para fornecer cada vez mais soluções aos designers. Outro motivo para usar!
Agora você já tem uma boa noção sobre qual ferramenta começar a utilizar para seus trabalhos como designer.
Já pensou em iniciar sua carreira como designer ou social media trabalhando em um ambiente flexível como um coworking?
Clique no botão abaixo para passar um dia de cortesia no Desk Coworking!