Procrastinação no trabalho é um problema mais comum do que podemos imaginar: por mais produtiva que seja uma pessoa, em algum momento da vida ela passará por períodos de procrastinação.
E o fenômeno é explicado pela ciência! A procrastinação é produto derivado da impulsividade, porque ambas destas características vêm do mesmo gene.
O ambiente de trabalho, Home Office por exemplo, acaba sendo propício a essa “preguiça”.
Pare e pense: para você, é sempre melhor arrastar seus compromissos no trabalho pelo maior tempo possível?
Caso você responda sim, é aconselhável provocar uma mudança e se tornar mais ativo.
Apesar de a procrastinação no trabalho ser explicada por razões genéticas, contorná-la pode ser mais simples do que você imagina!
Para se tornar mais produtivo e melhorar a sua atividade profissional, siga as nossas dicas. Acompanhe-as a seguir.
1. Otimize o seu tempo
Uma das desculpas mais frequentes entre as pessoas que costumam procrastinar no trabalho é a falta de tempo.
Segundo especialistas, a culpa por trás dessa suposta falta de tempo é da má gestão dos horários.
Quantas vezes por dia você checa os seus e-mails? Por quanto tempo você fica online nas redes sociais durante o horário de trabalho?
O seu horário no emprego pode estar sendo utilizado para realizar atividades menos relevantes, como checar incessantemente as mensagens ou navegar pelo Facebook.
Por isso, repense sua grade de horários e tenha organização. Se for teletrabalho, dobre a atenção.
Tome cuidado com os aplicativos de mensagens instantâneas e com os sites de entretenimento, para que eles não se tornem os vilões que irão aumentar a sua procrastinação no trabalho.
Tenha horários delimitados para cada atividade e saiba definir prioridades.
Assim, você evitará a preguiça e terá mais disposição para realizar as atividades necessárias e mais importantes.
2. Saiba estipular prazos
É interessante determinar um prazo final para a entrega de um trabalho, ainda que ele não seja urgente.
Traçar metas e objetivos é essencial para o empregado que pretende alavancar sua atividade profissional e não procrastinar.
Por isso, desafie a si mesmo!
Faça o possível para cumprir seus prazos determinados, assim você evitará o estresse e não deixará tudo para a última hora, melhorando a sua produtividade e a qualidade do seu serviço.
Finalizando um projeto antes do prazo, também se torna possível avaliá-lo e repensá-lo, evitando possíveis erros de execução.
Para tanto, aprenda a cobrar de si mesmo e não se entregue ao pensamento de deixar para depois o que pode ser feito neste momento.
3. Atente-se aos fatores emocionais
Problemas pessoais, complicações familiares, saúde comprometida ou até mesmo o estresse da rotina de trabalho podem levar o profissional a se entregar à procrastinação.
Cuide adequadamente da sua saúde e esteja atento ao seu corpo e à sua mente.
Procure ter o discernimento necessário para não levar seus problemas pessoais para dentro do ambiente do trabalho.
Deixando esses dois universos mais separados, é possível ter mais dedicação para cumprir as suas tarefas com excelência.
4. Supere as suas dificuldades e dúvidas
É normal que não se saiba executar cada tarefa pedida no trabalho da maneira mais adequada.
Mas usar as suas dúvidas e dificuldades como propulsoras da procrastinação é o grande erro.
Não se acanhe: se não souber executar uma tarefa, pergunte e procure ajuda, em vez de se dedicar a outras obrigações.
Também não ache que uma tarefa é complicada antes mesmo de tentar resolvê-la.
Fugir de uma obrigação porque parece complexa só contribui para a sua “enrolação” profissional e não traz benefícios, tampouco torna as tarefas mais fáceis.
Agora você já conhece nossos quatro conselhos essenciais para evitar a procrastinação no trabalho.
Quem sabe você não faz uma visita no DESK Coworking para conhecer nossa equipe e coworkers e assim ter mais dicas anti-procratinação?