O Business Model Canvas é a representação visual do seu negócio.
A partir dele, você vai definir se sua empresa será capaz de produzir, capturar e entregar valor para seus clientes e acionistas.
Portanto, o artigo de hoje vai mostrar passo-a-passo para você construir o seu.
Você vai perceber como é muito mais simples do que imagina!
Mas antes de tudo, o que é Business Canvas?
O Canvas surgiu na década de 1990, junto com os primeiros negócios digitais.
Mas a sua construção só foi consolidada depois que Alex e Pigneur lançaram o livro Business Model Generation – Inovação em Modelagem de Negócios.
O modelo criado por eles consiste em nove quadros que permitem inserir todas as informações sobre os componentes mais importantes do seu negócio: propósito, cliente, canais de distribuição e relacionamento, infraestrutura e finanças.
O objetivo é que, no final, você consiga visualizar como o seu negócio vai atuar no mercado.
Além, é claro, de definir os fluxos e processos que deixarão tudo viável.
Ele também pode ser usado em momentos de crise ou quando se planeja lançar um produto novo.
Como o nosso foco é quem está empreendendo agora, vamos concentrar no propósito inicial da empresa.
Por que você deve utilizá-lo?
A principal função do Canvas é que seu modelo de negócios seja simples e flexível, já que a ideia é que a empresa evolua ao longo do tempo.
- Você e sua equipe vão visualizar tudo com clareza, participando de forma ativa do processo;
- Você saberá exatamente quais são os próximos passos e o que é mais interessante estrategicamente;
- O Canvas é um protótipo do seu negócio, que pode passar por várias versões até ser definitivo;
- Todo mundo vai entender qual o seu papel na construção do negócio.
O Canvas também é essencial para startups.
Se você trabalha com inovação precisa utilizar as ferramentas que tem ao seu alcance para testar a viabilidade do seu produto ou serviço.
Com ele, é possível enxergar com clareza a real aplicação da sua startup no mercado. Afinal, não há nada semelhante para você se inspirar.
Como aplicar o Canvas?
Antes de começar a aplicá-lo, é importante ressaltar que você deve colocá-lo em um lugar visível.
O interessante, como já falamos no artigo anterior, é preencher com post-its.
Assim, vai ficar muito mais fácil modificar as coisas. Lembre-se: o modelo de negócios está em constante transformação.
Vamos agora à parte prática.
1º PROPOSTA DE VALOR
Aqui será resumido o propósito da sua empresa e o que ela pretende entregar para o mercado.
Responda às perguntas:
- Qual é o principal valor que você tem a oferecer para seus clientes
- Quais as necessidades do cliente você está satisfazendo?
- O que é único e especial em seu negócio que os outros ainda não fizeram?
O objetivo da “Proposta de Valor” é responder o que vai fazer o consumidor escolher você e não o seu concorrente.
2° SEGMENTO DE CLIENTES
- Pra qual tipo de cliente você está criando sua empresa? Quem é o seu cliente mais importante?
- Qual o perfil da pessoa que você mais deseja encantar?
Essa etapa deve mostrar de forma detalhada a sua persona, suas características e, principalmente, porque ela escolheria seu produto ou serviço.
3º OS CANAIS
Definido o perfil ideal de cliente, é hora de determinar em quais canais seu produto ou serviço vai chegar até ele.
- Quais são os melhores canais? Quanto isso vai custar em termos de mídia?
Para responder à essa pergunta, é essencial saber quais canais seus clientes mais consomem e, sobretudo, em qual deles eles estão mais propensos a serem impactados de forma assertiva.
4º RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Para preencher esse quadro, você deve saber como sua empresa vai se relacionar com cada perfil de cliente.
- Qual tipo de relação seu cliente espera que você tenha com ele?
- Como construir essa relação da melhor maneira e com o menor custo possível?
- Por meio de quais canais se dará esse relacionamento? Redes Sociais? SAC? E-mail Marketing?
5º ATIVIDADE-CHAVE
Quais são as atividades essenciais para que sua empresa cumpra o seu propósito?
Determine as atividades a serem executadas nos canais de distribuição e relacionamento e para a fonte de receita.
6º RECURSOS PRINCIPAIS
São os recursos necessários e importantes para você realizar suas atividades-chave.
Empresas que vendem um produto, por exemplo, têm como recurso talentos com a expertise necessária para construí-lo.
Além disso, têm propriedade intelectual sobre aquilo.
Agora, se você oferece um serviço, seus recursos mais importantes podem ser os seus processos e o conhecimento aprofundado sobre o seu segmento de clientes.
7º PARCERIAS
São as atividades-chave realizadas por terceiros.
- Quem são seus maiores parceiros e principais fornecedores?
- O que motiva essas parcerias?
Se uma atividade é essencial, você precisa fortalecê-la com uma parceria.
Lembre-se, entretanto, que esses parceiros devem ter uma filosofia de negócios alinhada às suas ideias.
8º FONTES DE RECEITA
Sua empresa tem um objetivo principal que é o de gerar lucro. Por isso, você pode gastar, nesta parte, mais tempo para decidir o que colocar no Canvas.
- Seus consumidores estão dispostos a pagar pelo seu produto ou serviço?
- Como eles preferem pagar?
- Como cada fluxo de receita contribui para a receita global da empresa?
9º ESTRUTURA DE CUSTOS
Nenhum negócio funciona sem custos. Portanto, avalie quais são os custos essenciais para sua empresa funcionar.
É importante ressaltar que seus custos precisam estar muito bem alinhados com a sua “Proposta de Valor”.
Eles não podem colocar em risco a entrega para o cliente, mas também não podem prejudicar a receita da empresa.
Qual a infraestrutura você vai precisar? Uma estratégia vantajosa para quem está começando e ainda não dispõe de renda para alugar um escritório próprio, é apostar no coworking, ou escritório compartilhado.
Por uma mensalidade, você tem acesso à uma estação de trabalho e mais uma série de serviços para tocar o seu negócio.
Aqui, no DESK, por exemplo, além de toda infraestrutura para trabalhar, você também tem acesso à uma série de serviços.
Você pode usar o endereço fiscal para registrar seu CNPJ e tirar o alvará da sua empresa, alugar salas de reunião e até mesmo uma sala privativa toda mobiliada para você atender seu clientes.
Conclusão
Com essas informações, você já pode começar a criar o seu Canvas! É super simples.
Lembre-se, entretanto, de que o tempo pode variar muito. Tudo vai depender do quão formatada está a ideia do seu negócio.