Você já ouviu falar ou sabe o que é e-commerce? Caso você esteja pensando em abrir o seu próprio negócio precisa conhecer um pouco mais sobre essa possibilidade virtual, visto que é uma tendência no mundo todo.
Aliás, durante e após o período de pandemia, o e-commerce cresceu de forma exponencial.
O que já era inevitável ganhou força de forma muito rápida e, hoje, muitos empreendedores vêm aproveitando seus benefícios.
Quer entender melhor o que é e-commerce?
Veja agora mesmo como funciona esse comércio, benefícios e, além disso, fique por dentro de uma super dica para deixar o seu negócio ainda mais profissional.
O que é e-commerce
Bem, primeiramente, o que é e-commerce? O e-commerce nada mais é do que a forma virtual de comércio.
Ou seja, as vendas de produtos – e até mesmo serviços – são realizadas em plataformas digitais.
Quando você acessa um site de roupas na internet, por exemplo, e faz uma compra, você está adquirindo o produto através do e-commerce.
Não é uma definição muito complexa, não é mesmo?!
E quais são os tipos de negócios que podem aproveitar do ambiente virtual para fazer negócios?
Na verdade, é possível que praticamente qualquer tipo de empreendimento possa apostar em alguma forma de e-commerce.
Afinal, atualmente a grande maioria dos públicos-alvo está na internet, seja nas redes sociais ou simplesmente fazendo pesquisas nos sites de busca, como o Google.
Agora que você já sabe o que é e-commerce, é interessante diferenciar esse conceito com outros termos que, normalmente, são colocados como sinônimos – mas não são!
Diferença e-commerce e loja virtual
Loja virtual e e-commerce não são sinônimos, porém, não deixam de estar relacionados.
Veja bem, toda loja virtual é um e-commerce, mas nem todo e-commerce é uma loja virtual.
Isso porque existem formas diferentes de comercializar os produtos virtualmente além de um site da loja, por exemplo.
Diferença entre e-commerce e marketplace
O marketplace é um site que agrega diversos fornecedores. Um marketplace muito conhecido atualmente é a Amazon, bem como a Shopee.
Quando você adquire um produto em cada uma dessas plataformas, estará comprando de um fornecedor diferente. Por isso encontra várias possibilidades de um mesmo produto.
Assim como o exemplo anterior, são dois termos relacionados, porém não podemos dizer que eles são sinônimos.
Como o e-commerce funciona
Sabendo o que é e-commerce, que tal entender melhor como ele funciona? Na verdade, não há muito segredo no funcionamento de um e-commerce.
O primeiro passo é definir qual é o tipo de e-commerce que você pretende desenvolver (lembrando que você pode apostar em mais de uma oportunidade).
Loja virtual, ser fornecedor de um marketplace, vendas através das redes sociais, whatsapp… há muitas formas de você fazer isso acontecer.
Porém, cada uma dessas formas possui as suas particularidades. Nesse cenário, é muito importante que você estude um pouco sobre cada uma das opções para definir em qual, ou quais, investir.
Lembrando que essa escolha deve estar intimamente ligada ao seu público-alvo.
Afinal, é importante que o tipo de e-commerce escolhido esteja alinhado com as preferências de seus consumidores.
De qualquer modo, as plataformas estão investindo cada vez mais em processos intuitivos, simples e de baixo custo.
É uma forma de democratizar o e-commerce para qualquer tipo de empreendimento.
Quais são os benefícios do e-commerce
Para entender de fato o que é e-commerce, é muito importante que você saiba quais são os benefícios que esse tipo de negócio pode proporcionar, não é mesmo?
A seguir você confere quais são os maiores benefícios em optar por esse tipo de comércio:
Maior economia
Um dos pontos mais vantajosos de escolher o e-commerce é pela economia. Afinal, é muito mais barato você investir em um negócio online do que físico.
Você economiza com espaço, insumos, funcionários… além de ser muito menos burocrático.
É uma opção excelente para quem está começando um negócio e ainda não deseja ou não possui valores mais altos para investir.
Agilidade nas compras
Quando você opta pelo e-commerce todo o processo de compra acaba sendo facilitado.
Isso porque o consumidor faz tudo de sua casa, sendo que você apenas recebe o pedido e segue com os passos para a entrega.
Maior atuação no mercado
Quando você aposta em um e-commerce é possível ampliar a sua área de atuação.
Pense que você tem um negócio pequeno como, por exemplo, uma loja de semijoias.
Se você optar por um estabelecimento físico, a sua atuação ficará completamente regional, não é mesmo? Agora, se você tiver plataformas que viabilizem o e-commerce, você poderá atuar no Brasil inteiro!
É uma forma de se tornar conhecido em cada canto do país e, claro, isso implica em um volume muito maior de venda – ainda mais considerando que as pessoas buscam cada vez mais comprar online.
Captação de dados
Uma das possibilidades ao usar plataformas digitais é a captação de dados do seu público-alvo (e-mail, telefone ou até mesmo o comportamento deste usuário na internet).
Ou seja, você terá informações valiosas sobre ele, que irão te ajudar muito na captação de novos clientes, além de possibilitar traçar uma estratégia muito mais assertiva.
Uso de ferramentas de marketing
Nesse sentido, você poderá usar e abusar das estratégias de marketing digital. Afinal, será possível linkar as suas plataformas virtuais com a publicidade.
E vale ressaltar que, hoje, quem não investe em marketing digital tem muito a perder no mercado.
Como abrir um e-commerce
A forma como um e-commerce funciona é um pouco particular a depender da plataforma que você escolher, como já dito anteriormente, porém, vale ressaltar que todo o tipo de e-commerce deve ser uma pessoa jurídica constituída.
Seja através de um MEI (Microempreendedor Individual), pequena empresa ou qualquer outro porte de empreendimento, é essencial que o e-commerce esteja devidamente registrado.
Esse registro irá depender muito do tipo de comércio, bem como pode haver particularidades do município.
Nesse sentido, é essencial entrar em contato com contadores ou consultorias especializadas na abertura de empresas.
Afinal, estamos falando em criar um CNPJ, Razão Social, escolher um endereço fiscal e assim por diante.
O e-commerce também tem as suas particularidades quando comparado a um empreendimento físico e é imprescindível que tudo seja feito de forma legal.
A importância de ter um endereço fiscal para o seu e-commerce
Agora, que tal uma dica final? Sabendo o que é , torna-se anda mais importante saber como expandir de forma profissional.
Quando você cria um negócio, mesmo que online, será necessário ter um endereço fiscal para o seu empreendimento.
E o que seria isso? Nada mais é do que um endereço para receber notificações de cunho fiscal, algo que é necessário para qualquer empresa.
Mas se você tem um e-commerce, onde poderia alocar o seu endereço fiscal? Atualmente existe o que chamamos de Coworking, que podem ser classificados como endereços fiscais virtuais.
Ou seja, você não precisa alugar um espaço para colocar como endereço, basta escolher um coworking para tal.
E por que ele é importante? Escolher um endereço profissional e não residencial promove mais segurança e confiança para a sua empresa.
Agora que você sabe o que é e-commerce, não deixe de acessar o DESK Coworking para ficar por dentro de um dos primeiros passos da criação de sua empresa digital.