O networking é uma expressão inglesa que identifica algo importantíssimo no meio corporativo: o estabelecimento de uma rede de contatos com pessoas variadas — desde o plano de relações pessoais até as comerciais e profissionais — cuja extensão e influência no meio laboral vão depender das habilidades e competências do empreendedor.
Se você é um profissional moderno e antenado, com certeza já ouviu esta palavra muitas vezes.
Mas como essa rede de contatos pode ser proveitosa para seu negócio?
Networking: a prenda com as experiências dos outros
Quanto mais você conhece pessoas, não só aquelas com quem você trabalha, mas também as de outras empresas, lugares e até os concorrentes, seu campo de observação e pesquisa se tornará muito mais amplo.
É comum que, de almoços de confraternização a reuniões do meio empresarial, as pessoas troquem experiências e conversem sobre as novidades do mercado.
Assim, você terá muito mais elementos para aprender e, inclusive, tomar decisões podendo extrair conselhos, dicas importantes e novas ideias para seu negócio.
Tenha mais visibilidade no mercado de trabalho
Organizações fazem negócios, porém, são as pessoas que fazem as organizações funcionarem com seus talentos e habilidades.
Com a criação e manutenção de uma boa rede de contatos, você poderá aumentar não só o reconhecimento e a percepção de sua empresa (ou de si mesmo) no mercado de trabalho, mas ampliará as oportunidades de fazer novos negócios com um recurso de marketing praticamente gratuito.
Além disso, você será capaz de constituir mais relacionamentos por meio dos contatos já existentes.
Ou seja, esta prática faz com que sua empresa decisivamente avance no mundo dos negócios.
Estabeleça parcerias de trabalho
Conhecendo mais pessoas, talvez você encontre profissionais que tenham talentos que sejam complementares ao seu negócio, abrindo possibilidades de estabelecer parcerias.
Tal medida poderá lhe dar a chance de conhecer novas tecnologias, otimizar processos, diminuir custos, melhorar a dinâmica e a logística de suas distribuições, entre outras atividades que o trabalho em conjunto pode proporcionar dependendo de cada caso.
Amplie a sua aptidão social
À primeira vista, pode parecer que a ideia do networking esconda uma ocupação um tanto egoísta de “usar” outras pessoas para sua ascensão profissional.
Mas, na verdade, não se trata necessariamente de uma atividade interesseira ou individualista, e sim da forma que compreende um sentido de reciprocidade entre os contatos.
Não são incomuns no mercado situações quando uma empresa diligencia a contratação de um novo profissional para seu quadro e examina entre seus funcionários se eles conhecem alguém para desempenhar as funções que exista demanda.
Da mesma forma que você pode ser hoje indicado, amanhã poderá fazer uma indicação, alimentando assim suas relações de networking.
A rede de contatos é uma eficiente ferramenta de marketing pessoal que deve ser cultivada e mantida ao longo do tempo de maneira que não se mantenha o foco apenas em conseguir o estabelecimento de novos relacionamentos.
Embora muitos não se atentem para o fato, no networking a qualidade é bem mais relevante do que a quantidade de pessoas que você conhece.
E você, como está o seu networking hoje em dia?
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