Com tantos desafios que qualquer empresa tem em seu início, com as startups não é diferente, porém para descomplicar você pode começar sua startup em coworking.
Como você está dando os primeiros passos em seu empreendimento, por mais enxuto, muitas vezes com mais dois ou três colaboradores, nos dias atuais a sala de sua casa, a garagem, ou aquele café maravilhoso no shopping não encaixam como um local adequado de trabalho.
Como não é todo mundo que se adapta ao contemporâneo home office, sem contar que você só estará à vontade para fazer reuniões online, com certeza a startup em coworking fará a diferença no seu dia a dia.
No mundo inteiro, pequenas empresas e profissionais estão adotando os escritórios coletivos conhecidos como coworking.
E começar pelo uso do coworking será uma cartada perfeita!
Ou seja, é uma solução oportuna começar seu negócio no coworking, por ser um espaço em que você poderá trabalhar com a segurança de um ambiente estruturado, com toda conveniência para sua empresa.
O que é coworking
O profissionalismo também é uma exigência e no mundo competitivo uma boa postura profissional pode ser agregada.
Devido aos altos custos para manter um escritório exclusivo no início, ter sua startup em coworking pode ser realmente a melhor opção para os empreendedores começarem a desenvolver suas atividades.
Afinal o coworking é um vasto ambiente de trabalho compartilhado, onde além de ser uma alternativa para fugir da solidão, neste espaço você ainda poderá compartilhar ideias e experiências e fazer networking com sua startup em coworking.
Sua startup em um coworking irá partilhar ambientes e infraestrutura, como despesas com água, energia elétrica, internet e telefone com outras empresas e profissionais.
Além de salas de reunião, local para sua correspondência, e trabalho de secretariado, caso o espaço ofereça pacote com esse serviço para sua startup.
Como um coworking vai auxiliar minha startup
Há muitos motivos para estes espaços terem se popularizado nos últimos anos, a principal são as vantagens sociais para sua startup em coworking como um movimento estratégico para atingir suas metas.
Inclusive, devido ao menor investimento, grandes empresas também estão utilizando esses espaços de coworking.
Além da questão financeira, começar sua startup em coworking com estas condições, permite que você mostre sua ideia para pessoas que você poderá conhecer no espaço de coworking.
Estar com sua startup em coworking te dará a perspectiva de conviver com possíveis investidores em sua ideia.
Dentre alguns motivos para ter sua startup em coworking, principalmente em seus estágios iniciais, podemos destacar:
- Custos reduzidos
Investir em um escritório para sua empresa pode demandar um valor alto, pois você precisará alugar ou comprar um imóvel, comprar móveis para mobiliar todo o local e arcar com custos como água, internet e outros gastos sozinho.
Por esse motivo começar seu negócio num coworking é a melhor opção, pois com menor investimento você poderá contar com salas privativas com tamanho dependendo de sua equipe.
Portanto, tendo sua startup em coworking você além de economizar com todos esses custos, também não terá que pagar o valor integral dos serviços de internet, recepção, segurança, limpeza e outros.
- Flexibilidade
Caso você alugasse uma sala comercial, teria que se comprometer com o valor do aluguel por um prazo de no mínimo um ano, e ainda tendo que mobiliar o local, fora os outros gastos como já discutimos.
Mas se você tiver sua startup dentro de um coworking, além do valor investido ser mais baixo, você pode optar por locação mensal, semanal ou diária com renovação pelo período.
Além do fato de que se sua startup estiver num coworking, ao contratar mais colaboradores não terá que mudar para um local maior, bastando apenas garantir um espaço maior para sua equipe.
- Endereço fiscal
Você poderá usar o endereço do coworking como seu endereço comercial e fiscal, constando como endereço fixo na constituição de sua startup.
E ter um bom endereço para sua startup te dará mais credibilidade, pois você poderá elaborar materiais de divulgação para sua startup como cartões de visita e panfletos.
Além do fato de ter sua correspondência em um único local.
Tendo um armário disponível e exclusivo para sua empresa onde a correspondência será armazenada até você a retirar.
- Menos burocracia
Para alugar um escritório privativo, você teria que passar por várias burocracias como papelada para firmar contratos de aluguel, tratar de instalações de energia elétrica e internet, cuidar de contratos com pessoal de limpeza e manutenção.
Muitos contratos complicados e com muitas comprovações, tendo que cuidar de fiador, seguros e comprovantes de renda.
O que você pode evitar tendo sua startup em coworking, pois não terá que firmar contratos complicados, ou lidar com contratações de serviços para cuidar do local.
Com sua startup em coworking você poderá dedicar-se exclusivamente ao seu projeto.
- Divulgue seu serviço
As melhores localizações de uma cidade costumam custar mais caro, seja para comprar ou alugar um imóvel, só por este fator vale a pena pensar em no coworking
Como a maioria dos espaços de coworking estão em locais prestigiados como bairros nobres, centros comerciais, shoppings, ter sua startup em coworking nesses locais de fácil acesso é ótimo caso você tenha que marcar reuniões com clientes.
Além de ser de fácil acesso para seus colaboradores e fornecedores.
Como funciona a dinâmica da startup em coworking
Ter sua startup instalada no coworking, possibilita que você tenha horários flexíveis, tornando tudo menos estressante.
Mesmo que a burocracia para sua startup seja menor, ainda assim você tem que aplicar seus recursos com eficiência e pensar em seus outros investimentos para o crescimento do seu projeto.
Se você ainda tem dúvidas sobre como o coworking pode ajudar sua startup, entra e contato com a gente.
Quem sabe passar um dia como cortesia? Vamos nessa?