Embora o índice de mortalidade das empresas nascentes esteja caindo no Brasil, boa parte dos novos negócios não consegue superar os primeiros anos de vida.
Entre os motivos, estão a falta de planejamento e de experiência, pouco capital para investir e má gestão.
Vale apostar na experiência
Se você não tem experiência na área em que deseja abrir uma empresa, vale a pena procurar um sócio, um funcionário ou até mesmo uma consultoria que já tenha certa experiência no ramo em questão.
É fundamental adquirir conhecimento e capacitação
A busca pelo conhecimento sobre a área em que você deseja atuar é fundamental para o seu sucesso.
Cursos de capacitação são importantes para entender melhor o mercado e as próprias atividades e situações que você encontrará no dia a dia.
Um plano de negócios é vital
Começar uma empresa sem um bom plano de negócios é o primeiro passo para o seu fracasso.
É preciso definir a estrutura operacional da empresa, estabelecer um plano financeiro detalhado com os investimentos previstos, definir o capital de giro, custos e a previsão de rentabilidade da empresa nos primeiros anos (pelo menos 3 anos).
Vale a pena, também, criar um plano de marketing para poder identificar claramente o seu público-alvo, seu mercado e suas estratégias de venda.
É preciso saber gerar valor para o cliente
Para você obter destaque em um mercado com tantos concorrentes, você precisa levar em conta a importância de ter um diferencial e gerar algum valor para o cliente.
A grande questão é: o que fará o cliente preferir o meu produto/serviço?
Acerte nos investimentos
Geralmente o novo empresário possui o capital necessário para o investimento, mas tem dificuldade de identificar a forma correta onde deve investir o dinheiro.
Nesse momento, áreas como marketing, capacitação de funcionários e estruturais devem ser priorizadas, pois estão ligadas diretamente ao cliente e ao funcionamento da empresa.
É preciso manter capital de giro suficiente
Antes de iniciar as atividades, é fundamental ter em mãos pelo menos o dinheiro suficiente para manter as despesas gerais da empresa por um ano.
Geralmente, os primeiros meses são de adaptação ao mercado e não geram grande entrada de dinheiro no caixa.
Importante: separar as finanças pessoais das finanças da empresa
Uma excelente dica é estipular um salário para o proprietário, que deverá ser retirado juntamente como o pagamento dos funcionários.
Para definir o seu salário como diretor, é simples: imagine quanto você pagaria para alguma pessoa executar as suas funções.
Além disso, é preciso evitar a retirada de dinheiro fora das datas pré-fixadas para o pagamento e manter muito bem estruturado o controle financeiro da empresa.
Dica especial: controlar a ansiedade
A ansiedade pode causar grande frustação antes mesmo que clientes importantes tenham conhecimento de que sua empresa existe.
Não exija resultados antes da hora.
Inúmeros fatores podem atrasar o reconhecimento da empresa, por isso é preciso manter os esforços na busca por conhecimento e capacitação, vontade de trabalhar e incentivos para inovar.
O Coworking é opção de espaço para empreendedor começar o negócio, pois são locais que oferecem serviços e têm custos menores para facilitar a vida dos empresários.
Não precisar se preocupar em montar a estrutura do ambiente de trabalho nem com itens como segurança, limpeza e até internet são os principais motivos pelos quais empreendedores optam em trabalhar em espaços de coworking.
Um local mais acolhedor, descontraído e a possibilidade de interagir com outras pessoas – muitos também empresários iniciando seus negócios – são outros quesitos que tornam esses locais atrativos.
O escritório compartilhado tem se tornado uma tendência a partir das novas relações de trabalho, com opções diversificadas em várias cidades do país.
Reduz os custos
Com a crise política e econômica que o Brasil tem enfrentado, qual empreendedor não deseja reduzir os custos, sem perder qualidade?
Pois é justamente isso que o espaço de coworking oferece.
Ter um escritório próprio é algo que pode se reverter em custos elevados com aluguel, manutenção, contratação de funcionários e muitas outras taxas.
Trabalhar de casa nem sempre propicia um ambiente adequado, sem contar que fica muito difícil poder se reunir com clientes, por exemplo.
O ambiente de coworking é totalmente pensado e planejado para a vida profissional.
Isso significa que, com um valor mensal bastante reduzido, você terá a sua disposição uma infraestrutura completa, com espaços para o trabalho, salas de reunião, ar condicionado, espaços de convivência, recepção e muito mais.
Ajuda a inovar
A expressão “gestão da inovação” nunca esteve tão em alta, afinal é por meio dela que as empresas conseguem reduzir custos, criar serviços diferenciados, melhorar seu atendimento, entre inúmeras outras vantagens.
Mas, para inovar é essencial entender bem o seu negócio e, claro, contar com uma dose extra de criatividade e de estímulo.
Em um ambiente de coworking, você estará o tempo todo em contato com profissionais variados, de áreas distintas, com histórias de sucesso e de fracasso e com uma visão de mercado bastante diferente da sua.
Essa troca de experiências e de conhecimento pode ser o propulsor que faltava para ajudar a impulsionar o seu negócio e melhorar a sua gestão da inovação, com ideias realmente criativas que diferenciem a sua empresa.
Amplia o networking
Outro problema de quem trabalha via home office ou até mesmo em um escritório próprio é a dificuldade em se conectar com outros profissionais (seja do mesmo ramo ou de outros) que podem ajudar com soluções, integrar seus times e até indicar potenciais clientes.
Em um espaço de coworking, o contato entre profissionais é a premissa básica de funcionamento do espaço.
Isso significa que você terá contato diário com inúmeros especialistas da sua área e de outras distintas, ajudando o seu negócio a conquistar ainda mais clientes.
Mas não é só. Essa interação também é ótima para melhorar a criatividade, promover insights importantes e até trocar experiências e aprendizados, que certamente irão agregar positivamente no seu negócio.
Conte com serviços diferenciados
Muita gente imagina que um coworking é só um escritório compartilhado, mas isso não é verdade.
Vários coworkings oferecem serviços diferenciados que ajudam o seu negócio a se tornar ainda mais interessante.
Se você, por exemplo, é o único funcionário da sua empresa e às vezes precisa trabalhar em outro ambiente que não o coworking, o serviço de escritório virtual pode lhe ajudar.
Com ele, você terá um atendimento telefônico totalmente personalizado.
Isso significa que quando os seus clientes ligarem para você, uma recepcionista atenderá com as suas instruções, recebendo seus recados, separando suas correspondências, entre outras ações.