Gerar vendas para um negócio depende de uma série de estratégias que você precisa começar a implementar ainda hoje se quer aumentar sua margem de lucro.
Muitas pessoas investem dinheiro e tempo em estratégias para a nutrição de leads.
Porém, quando a compra é feita, simplesmente se esquecem desse cliente.
E esse é um erro tremendo que você nunca pode cometer com os seus clientes.
Afinal, é justamente no pós-venda que você deve começar a implementar uma estratégia ainda mais agressiva para vender mais, mas sempre cultivando o bom relacionamento com o seu público.
Portanto, esqueça aquela ideia de que o funil de vendas termina com a venda de um produto.
Pelo contrário. É a partir desse momento que se inicia uma nova etapa no seu negócio.
Portanto, separamos neste artigo 4 dicas para que você comece a gerar vendas em uma frequência bem maior.
1- Mantenha um contato mais próximo depois que fizer uma venda
Depois da venda, é muito importante estabelecer um contato próximo com o cliente.
Por isso, comece a planejar como você fará isso. Pode ser através de redes sociais, e-mails ou telefone.
Isso vai depender de como você oferece o seu produto e de como o seu cliente prefere manter esse relacionamento. Se o cliente comprou de você, significa que se interessou no seu produto.
E é bem provável que ele queira consumir mais. Ou, pelo menos, saber mais sobre os outros produtos. Por isso, comece a fidelizar seus clientes no pós-venda! Implementar estratégias de Inbound Marketing é uma boa solução para manter esse relacionamento mais próximo.
Você também pode enviar e-mails de pesquisa de satisfação para o seu cliente. É uma das formas mais eficientes para entender o que eles pensam sobre a sua solução e ter um feedback que pode ajudar a melhorar o seu produto.
2- Ressalte seus diferenciais
Independentemente da sua área de atuação, o mercado é bem concorrido. E o cliente não quer apenas resolver um problema.
Ele também quer ter uma experiência diferente com quem for oferecer o produto. Portanto, você precisa ressaltar suas qualidades e diferenciais para gerar vendas. Você mesmo (a) já sabe responder para você quais são os seus diferenciais?
Você deve criar uma experiência para o seu cliente. Deve ser algo marcante, inesquecível. Algo que faça ele se lembrar de você sempre que quiser algum produto do seu nicho!
O comportamento do consumidor de hoje é completamente diferente do consumidor de alguns anos atrás. Antes que a Internet fosse acessível, era necessário ligar em uma empresa para obter informações sobre os produtos.
Hoje o cliente escolhe como a empresa vai entrar em contato (perceba que os papéis se inverteram) e tem as informações na palma da mão.
3- Construa seu networking para gerar vendas com maior assertividade
Quanto mais fortalecido for o seu networking, maiores serão as chances de aumentar o seu número de vendas e lucrar mais.
E não somente porque estará retendo seu público, mas porque vai expandir seu negócio para outras pessoas que ainda não conhecem o seu produto.
E mais importante do que isso: você fará o seu cliente entender que gerar vendas não é o seu principal interesse. Mas sim criar relacionamentos duradouros e de confiança com a rede de clientes.
Isso vai trazer muitos benefícios para você. De forma automática, outros públicos podem começar a enxergar você com mais credibilidade. Afinal, você está construindo o seu negócio para isso!
Além disso, construir um networking não é algo que demande muito dinheiro. Você pode construir o seu próprio de forma bem barata.
Portanto, pode acreditar: se um cliente indicar o seu produto para outra pessoa, há uma chance maior de você converter seu produto do que se simplesmente escrevesse artigos no seu site fazendo reviews dos produtos.
4- Entenda como cada cliente se comunica para gerar vendas
Estabelecer uma comunicação apropriada com cada cliente é muito importante. Você precisa identificar qual o padrão de comunicação de cada cliente.
Por isso, comece a prestar muita atenção. Ele utiliza uma linguagem formal ou coloquial? Outro ponto importante: ele entende sobre o seu produto, ou é completamente cru no mercado?
Sabe uma das piores coisas que pode acontecer com um cliente que não entende sobre o assunto? É ouvir o vendedor falar com uma linguagem extremamente técnica. E o pior é quando o vendedor sabe disso e mesmo assim não adapta a sua linguagem.
Para isso, é necessário fazer um estudo detalhado sobre a sua buyer persona (a representação do cliente ideal).
- Onde mora sua persona?
- Qual é a faixa etária?
- Qual o gênero?
- Quais os gostos pessoais?
- O que ela faz no dia a dia?
- É casada ou tem filhos?
- Tem formação acadêmica?
Todas essas informações são essenciais para você entender de fato para quem você está vendendo e como se comunicar com essas pessoas.
Conclusão
Com as dicas que demos no nosso post de hoje, você poderá gerar vendas de forma mais recorrente e conquistar mais a confiança dos seus clientes.
E, claro, não deixe de continuar estudando seu público para se aprofundar cada vez mais no assunto!
Fortalecer a conexão com o público e se mostrar uma autoridade não é uma tarefa simples. Por isso, não se desanime com estratégias que falharem. Isso faz parte do processo!
E que tal trabalhar em um ambiente que proporciona flexibilidade, tranquilidade e networking?
Trabalhar em um coworking pode ser uma excelente forma de você relaxar, soltar a criatividade e pensar em estratégias para aumentar suas vendas e fortalecer seu contato com o público. Venha conhecer a Desk Coworking!