Nos últimos anos, o número de ferramentas e soluções de tecnologia ligadas a marketing digital cresceram exponencialmente. Se por um lado deixou evidente a importância da utilização de estratégias de Inbound e facilitou o acesso à informação, por outro deixou mais complexa a tarefa de empreendedores escolherem as ferramentas de marketing certas para otimizar os processos do dia a dia.
A grande vantagem do Inbound Marketing é que a grande maioria das ferramentas possui um custo muito baixo.
Sem contar que muitas delas podem garantir um aceso vitalício. Sem algumas ferramentas, seria impossível otimizar o trabalho e maximizar os lucros.
Por esse motivo, trouxemos hoje para você uma lista com as 7 ferramentas de marketing digital que não podem faltar no seu dia a dia. Confira abaixo!
Google Analytics
Independente do nicho que você decida seguir, usar o Google Analytics é fundamental. Das ferramentas de marketing digital de análise de relatórios, o Analytics ocupa a primeira posição sem sombra de dúvida.
Portanto, após instalar o plugin no seu WordPress, você será capaz de coletar dados de usuários. Essas são algumas das métricas que você será capaz de analisar:
- A faixa etária dos leitores que visitam seu site;
- O gênero predominante;
- A localização;
- O número de acessos diário;
- Se o acesso foi feito através de busca orgânica ou link patrocinado;
- Quais botões de CTA convertem mais;
- Em qual campanha os leitores permanecem mais tempo, e o mesmo serve para páginas do blog;
Enfim, o Analytics pode dar centenas de informações importantes. Portanto, não deixe de utilizar!
SEMRush: uma das melhores ferramentas de marketing digital para análise de SEO
O SEMRush é uma das ferramentas de marketing digital mais utilizadas para geração de Keywords.
Na verdade, ela tem a mesma função do planejador de palavras-chave do Google. Ela ainda oferece várias opções de análises.
Por exemplo, é possível conferir:
- As palavras-chave mais buscadas no nicho;
- As melhores palavras de cauda curta e cauda longa;
- O valor do CPC de cada palavra;
- A concorrência;
- O volume mensal, diário e semanal de pesquisas, dentre várias outras informações;
Sendo assim, é uma ferramenta ideal para quem deseja otimiza o SEO de um site ou blog!
MozBar
E falando em SEO, nem sempre é fácil analisar o SEO de uma página. Especialmente se você ainda é iniciante na área!
Então, como saber o que precisa ser otimizado?
O MozBar pode dar uma mãozinha! Das ferramentas de marketing digital, ela é a que melhor pode ajudar você.
Portanto, através da geração de relatórios de cada página, essa ferramenta aponta quais aspectos de SEO On Page e Off Page precisam ser melhorados.
Além disso, ela também faz a previsão do posicionamento da sua página no Google depois das melhorias feitas.
PowToon também está na lista das melhores ferramentas de marketing digital para criação de animações
Se você deseja criar um vídeo animado para dar um up na sua página de vendas, que tal usar o PowToon?
Essa excelente ferramenta permite que qualquer pessoa crie vídeos animados profissionais.
Ela já vem com milhares de animações pré-prontas. Tudo o que você precisa fazer é encaixar as pecinhas da forma como bem quiser!
Além disso, essa ferramenta permite criar excelentes animações com trilhas de fundo. Um vídeo corporativo nesse formato pode passar muito mais autoridade para seus clientes!
WordPress
Não é à toa que o WP é o maior e mais utilizado CMS do mundo.
Atualmente, são mais de 70 milhões de domínios registrados no WP. Além do fato de a ferramenta ser Open Source, o WP oferece muitas facilidades.
A começar pelo fato de que ninguém precisa saber programar para utilizar a ferramenta.
Claro que programadores podem utilizar códigos para fazer alterações no que precisarem. Porém, qualquer um pode criar um site utilizando as ferramentas prontas da plataforma.
Além disso, o WP é altamente otimizado para SEO. É muito mais fácil otimizar o SEO dentro desse CMS do que qualquer outro no mercado.
Sem contar, claro, que o fato de oferecer milhares de plugins facilita demais o trabalho. Sem alguns plugins, certamente seria necessário ter certo domínio sobre várias linguagens de programação.
Porém, o único problema é que a ferramenta é um pouco pesada. E isso pode causar uma demora maior no carregamento das páginas.
Canva – é a melhor das ferramentas de marketing digital para designer?
O Canva é uma boa ferramenta de marketing digital para criação de identidade visual.
É bem simples de usar, e você poderá criar capas para e-books, campanhas patrocinadas, ou mesmo para seus e-mails marketing.
Quase todos os templates são de graça. Além do mais, todos já vêm prontos! Você só precisa alterar com as informações que você quiser.
Alguns são pagos e oferecem recursos mais interessantes. Se o seu volume de trabalho for muito grande, vale a pena pagar pela ferramenta.
Porém, não é a melhor, embora tenha se tornado a mais popular. Uma das melhores ferramentas de marketing digital para designers é o Figma. Além de ser gratuita, é colaborativa. Isso é, diferentes pessoas podem trabalhar online em um mesmo projeto simultaneamente. Vale a pena conferir!
MeetEdgar
Essa é uma das melhores e mais eficientes ferramentas de marketing digital para redes sociais.
Sabemos que nem sempre é fácil gerenciar todas as páginas de uma rede social.
Assim, o que essa ferramenta faz é permitir que o usuário separe diferentes postagens por categorias. Assim, é possível agendar para datas específicas as postagens.
Dessa forma, fica fácil postar conteúdos em redes como o Facebook, Twitter e LinkedIn sem se preocupar com as datas!
Esperamos que essa seleção de ferramentas de marketing digital tenha ajudado você a escolher as melhores soluções para o seu dia a dia. Recomendamos também que você leia o conteúdo que preparamos sobre “Funil de vendas” e as suas principais etapas para converter leads em clientes.
Então, já pensou em trabalhar com liberdade e flexibilidade em um coworking? Portanto, venha trabalhar um dia de cortesia na Desk Coworking!