Afinal, qual o melhor ferramenta de design? Photoshop, Canva ou Figma? É importante dizer que cada um deles tem suas vantagens e desvantagens e nesse artigo quero comentar justamente sobre cada um desses pontos.
Em 1995, o Brasil criou o Programa Brasileiro de Design. Desde então, o setor tem sido impulsionado à grande velocidade e tem cumprido um papel cada vez mais importante no desenvolvimento econômico e social.
As pessoas que não têm muita familiaridade com esse mercado acham que o papel do designer é desenhar rótulos e fazer logos. Mas a gente sabe que tá muito além disso, né?
A verdade é que ser designer é mais do que exercer uma profissão. É acima de tudo uma forma de entender diferentes perspectivas do mundo. E a partir desse olhar analítico, um designer se torna capaz de transformar o ambiente a partir das necessidades do tempo em que vivemos.
Além disso, a comunicação digital não depende apenas de textos, pelo contrário. A produção visual, isto é, o design, é extremamente importante para sustentar qualquer estratégia de divulgação, online e offline.
Mas para que isso seja possível, é preciso saber utilizar ferramenta de design – ou melhor, saber quais ferramentas usar. Pensando em redes sociais, por exemplo, o uso de imagens é essencial para aumentar o índice de conversão, melhorar o alcance e engajamento.
Inclusive, cada vez mais as imagens de boa qualidade têm um peso maior em SEO (critérios que o Google utiliza para ranquear um site).
Quais são as suas necessidades?
Pensando nisso, preparamos para você uma lista com três ferramentas de design muito utilizadas e suas diferenças, prós e contras. Porém, antes de eu falar sobre elas, você precisa entender quais são suas necessidades!
O que quero dizer com isso é que você precisa ter bem estabelecidas quais são suas metas. O que você deseja ao trabalhar como designer e social media?
- Você quer uma renda extra?
- Quer deixar seu emprego atual e viver exclusivamente disso?
- Quanto você está disposto a estudar para se aprofundar no mercado e criar seus diferenciais?
- Já pensou em quanto dinheiro quer fazer por mês de acordo com o volume de trabalho que pode fazer?
- Quanto vai cobrar pelos seus trabalhos?
- Já segmentou seu nicho?
Tudo isso precisa estar bem definido antes de começar a trabalhar. Mas não se preocupe se você ainda está no início de tudo. Vamos ajudar você com o conteúdo a seguir!
Canva, Photoshop e Figma: entenda cada um!
Antes de entrarmos nos prós e contras de cada ferramenta, queria conversar um pouquinho mais com vocês sobre o que é cada uma delas e para quem é.
Vamos começar pelo Adobe Photoshop!
Este é um software de edição de imagens. Ele foi desenvolvido pela Adobe Systems, e acabou se tornando um dos programas mais famosos e utilizados no mundo para edição de fotografias e design.
Ao longo dos anos, sofreu diversas modificações e atualizações, mas mesmo assim algumas versões anteriores ainda estão disponíveis no mercado.
A quantidade de resultados no Google para “exageros do Photoshop” chega a mais de 133 mil. E isso levanta uma questão importante: será que a ferramenta é de fato a melhor para todo tipo de trabalho? Até onde ela deve ser usada e com qual intensidade?
Embora o Photoshop tenha se popularizado como uma das melhores ferramentas, também tem seus contras, e falaremos disso mais adiante.
Agora, quero falar um pouquinho sobre o Canva, uma ferramenta de design
O Canva acabou se tornando o “queridinho” dos social medias. Se tornou muito popular para edição e criação de arte para criadores de conteúdo das redes sociais.
Por ser mais simples do que o Photoshop, talvez mais intuitivo, muitos iniciantes começam a trabalhar diretamente pelo Canva. O problema é que a ferramenta é muito limitada, e não é a opção ideal para quem quer se destacar no mercado e criar conteúdos diferenciados. Mesmo assim, pode ajudar você a construir uma apresentação comercial, por exemplo.
E é aqui que entra o Figma, um editor online, com plataforma colaborativa, permitindo que mais de um designer tenha acesso a um mesmo projeto e trabalhe simultaneamente nele.
É intuitivo, oferece inúmeras ferramentas incríveis para produção de conteúdo, não ocupa espaço no computador e não tem as mesmas limitações que o Canva – nem mesmo sua versão gratuita!
Canva – prós e contras da ferramenta de design
Infelizmente, a ferramenta ser muito limitada e, de certa forma, amadora. No final das contas, os trabalhos feitos com essa ferramenta sempre ficam com “cara de canva”.
A verdade é que o Canva é uma ótima ferramenta de design para quem não é designer. Não digo com isso que você nunca deva utilizar a ferramenta, mas preciso ser bem clara quando o que está em jogo é o trabalho profissional de um designer.
Pontos positivos
A ferramenta é simples de ser utilizada e tem um plano gratuito. Embora haja mais ferramentas na versão Pro, é possível começar a trabalhar nela sem pagar nada por isso. A interface é intuitiva, e serve como um bom quebra galho;
Na minha opinião, o Canva é uma ferramenta utilizada por iniciantes que ainda não possuem um conhecimento aprofundado em design, mas querem começar a deixar a marca nas redes sociais. O ponto é que a ferramenta é bastante limitada!
Pontos negativos
Qualquer empresa precisa investir em estratégia, em branding. Precisa transmitir ao público seus ideais, conceitos, visão e valores, e aí já entramos na primeira desvantagem da ferramenta: com o Canva, não dá para fazer tudo isso.
Simplesmente porque branding e identidade não podem ser transmitidos em imagens prontas, isso é, padronizadas. Imagine a quantidade de pessoas utilizando imagens prontas em vários canais de comunicação de diferentes empresas: ou seja, no fim, é quase tudo uma cópia um do outro.
O fato de iniciantes acharem que tudo é mais fácil a partir do Canva já enfraquece qualquer estratégia de identidade visual de uma empresa.
Quer saber mais sobre o Photoshop? Clique aqui para conferir a parte 2 do guia!
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