O medo de falar em público pode afetar uma pessoa em diferentes âmbitos da vida, como pessoal, profissional e até mesmo amoroso.
Não é muito difícil identificar quando uma pessoa tem medo de falar em público. Na maioria das vezes, os sinais são bem claros.
Porém, para outras pessoas esses sinais não são tão evidentes. Nem para quem está ouvindo, e nem para a própria pessoa.
Muitas vezes ela se sente angustiada, ansiosa. E no fundo, não sabe que esses são sintomas de alguém que tem medo de falar em público.
Por isso, hoje vamos falar um pouquinho sobre os principais sinais de quem tem esse tipo de medo.
Quando uma pessoa tem medo de falar em público, toda a atenção dela foca no medo, e não no objetivo primário.
Ela não percebe que o público estará focado no conhecimento que ela compartilhará, e não nela mesma.
Portanto, se você é do tipo de pessoa que se preocupa com o que os outros vão pensar de você durante uma apresentação, então sim, você também tem medo de falar em público.
Outro sinal claro de pessoas que têm esse medo é ficar sempre pensando em tudo de ruim que pode acontecer durante uma apresentação:
- E se eu me esquecer do que preciso falar?
- E se o público não reagir bem?
- Caso o projetor falhe, o que eu devo fazer?
- A luz pode acabar, e o que eu faço nessa ocasião?
Pessoas que têm medo de falar em público geralmente listam tudo de pior que pode acontecer antes mesmo de começar a falar.
Esse é um dos sinais mais evidentes!
O medo de falar em público pode tornar você uma pessoa muito rígida
Quem tem medo de falar em público invariavelmente se torna uma pessoa muito rígida.
Isso é, para ela, tudo deve estar perfeito. Nada pode dar errado no momento da apresentação.
Nem mesmo os mínimos detalhes!
Por esse motivo, ela acaba gastando muito mais tempo do que deveria para imaginar tudo o que pode dar errado durante a apresentação, e como ela pode reverter esse problema para não decepcionar o público.
O problema de se fazer isso é que a pessoa começa a ficar cada vez mais nervosa e ansiosa. E quanto maior o nervosismo, mais ela tenta controlar todos os detalhes, entrando assim em um círculo vicioso sem se dar conta.
Isso acaba levando uma pessoa a tentar decorar todas as falas da apresentação. Pessoas que tendem a fazer isso também têm medo de falar em público.
Portanto, se você tem esse receio, evite tentar decorar tudo por dois motivos:
Primeiro, porque você ficará ainda mais nervoso (a) se não conseguir decorar tudo o que precisa falar. Deixe fluir naturalmente, como se você estivesse conversando cara a cara com outra pessoa;
Segundo, porque isso pode atrapalhar a sua performance durante a apresentação. Tente não fazer nada muito quadrado!
Saiba mais: como a linguagem corporal pode ajudar você a vender mais para o cliente?
Imitações
Muitas pessoas que têm esse tipo de medo acabam procurando por outros palestrantes na internet com o intuito de fazer uma apresentação de forma semelhante.
Mas essa não é a melhor solução para esse problema. Primeiro, porque cada pessoa deve ter seu estilo próprio de comunicação com o público.
Segundo, porque tentar imitar outra pessoa nunca dá certo. É difícil projetar as mesmas qualidades em uma apresentação, e com isso ela acaba ficando muito mais artificial.
E a probabilidade de a pessoa ficar ainda mais nervosa durante a apresentação é muito grande.
Por isso, a melhor sugestão para quem tem medo de falar em público é treinar.
Não existe outra forma de perder esse medo a não ser praticar a oratória. Quanto mais você se preparar e simular situações, menos medo terá na hora de conversar com o seu público!
Por que um coworking pode ajudar você?
Afinal, por que trabalhar em um coworking pode ser uma solução interessante para quem tem medo de falar em público? Por um motivo simples.
Os coworkings são espaços preparados para estimular a sua criatividade e produtividade. Além disso, é um ambiente perfeito para construir a sua rede, isto é, seu networking. É um espaço dedicado a pessoas que querem trabalhar de forma livre, independente e criativa.
Ao conhecer outras pessoas, você pode se envolver em projetos que nunca imaginaria trabalhar antes. Isso pode trabalhar a sua autoestima e poder de comunicação. E consequentemente, fazer você perder o medo de falar em público.
Perder o medo de falar em público não é o tipo de objeção que você conseguirá derrubar em uma semana. Mas quanto mais você praticar, e com quanto mais pessoas de outras áreas se envolver, mais experiência poderá trocar.
Pode acreditar: construindo um bom networking e praticando um pouquinho com frequência, você perderá esse medo e se sentirá bem mais confiante!
Quer começar a experimentar como é trabalhar em um coworking? É só clicar no botão abaixo para passar um dia de cortesia conosco no Desk Coworking!