Endereço comercial e endereço fiscal são entendidos como sendo o mesmo serviço oferecido por um coworking.
Existem, entretanto, diferenças relevantes entre os dois produtos. E é isso que vamos esclarecer hoje.
Endereço comercial
A função é apresentar comercialmente uma empresa. Os coworkers utilizam-no em cartões de visita, sites e outras peças de divulgação do seu negócio.
É bastante utilizado para fins de organização empresarial e de próprio empreendedor, pois não irá misturar as atividades pessoais e de negócio e isso causa um grande sentimento de organização.
Mesmo que num primeiro momento não haja necessidade de se formalizar uma empresa ou muda-la de local, você já pode usufruir dos benefícios do uso do endereço comercial, onde há inclusive a gestão de correspondências, um serviço que de fato facilita e mantem organizada a vida das empresas.
Endereço fiscal
É utilizado exclusivamente para fins tributários, fiscais e formais, como a abertura jurídica da empresa.
Neste caso, o endereço aparece na documentação oficial: cartão do CNPJ, contrato social, alvará de localização, inscrição estadual e municipal, dentre outros.
Este serviço compreende inclusive todos os recurso que tem no endereço comercial, ou seja, gestão de correspondências e a possibilidade de usar o endereço e material publicitário, website, cartões de visita, etc, como dito acima.
Como os serviços funcionam na prática?
Quase todos os coworkings e escritórios virtuais oferecem o serviço de endereço comercial e fiscal.
A maioria dos espaços, inclusive, permite o uso avulso.
Em outros, é preciso que o coworker esteja atrelado a um plano residente.
O uso do endereço fiscal é mais restrito. Existem pré-requisitos, como contratos de longo prazo, ou tempo mínimo de casa.
Vale a pena ficar atento a alguns pontos antes de oferecer ou contratar os serviços.
A Legislação Municipal:
É permitido registrar duas empresas no mesmo endereço? Aquele endereço pode receber uma empresa que oferece uma atividade como a sua?
Para os founders: quando você precisa remover um cliente, como funciona na prática?
É necessário que seja uma ação por parte do seu ex-cliente?
O background do cliente e os outros clientes do coworking:
Analise o histórico do contratante do serviço, sem se limitar a órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa.
Qual é o negócio da empresa? Quem são os sócios? Eles têm pendências com a justiça? Lembre-se que é à sua porta que irão bater.
O mesmo vale para o coworker.
Leve em conta o endereço, a história do espaço, quais clientes utilizam-no.
É a imagem da sua empresa que está em jogo nessas horas.
O que vem por aí?
Na próxima semana, voltamos com um assunto quente sobre o universo do coworking.
Vamos tirar uma dúvida recorrente da maioria dos coworkers: como receber clientes em um escritório compartilhado?
Enquanto isso, aproveite para conhecer a Comunidade DESK Coworking.
Nós, aqui do DESK Coworking criamos um espaço para nossos coworkers trocarem projetos e experiências entre eles, e entre eles e vocês.
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É assim que começa uma parceria produtiva.