No mundo dos negócios se destaca quem consegue ter criatividade, boas ideias, organização, muita força de vontade e uma estratégia de negócios bastante clara e delineada e o método Canvas ajuda nessa missão.
Você já conhece?
Se ainda não, quem sabe esse não era o empurrãozinho para seu empreendimento deslanchar, mas se já tem conhecimento, mãos à obra para fazê-lo funcionar.
Contamos tudo a seguir!
O que é mesmo o método Canvas?
Em um mercado dinâmico que tudo muda a todo o momento ter uma forma rápida e eficiente de visualizar o seu negócio para traçar planos, metas, acompanhar resultados, entender o que já está bom e o que precisa melhorar é fundamental.
É nesse cenário que o método Canvas se apresenta como uma ferramenta para suprir a necessidade de organização e estratégia, pois se trata de uma representação visual do seu plano de negócios.
Vamos entendê-lo como um mapeamento de todos os pontos-chave que você deve acompanhar de maneira bastante clara.
Sendo recomendado para planejar ou dar continuidade ao plano de negócios, o método Canvas é formado por nove blocos, que são divididos por temas-chave que deverão ser preenchidos e pensados pelo empresário.
Quais são os blocos que compõe o Canvas?
- Proposta de valor: o que a empresa oferece que terá realmente valor para o mercado.
- Relacionamento com clientes: como serão estruturadas as ações.
- Segmento de clientes: quem é o seu público-alvo.
- Canais: por qual meio será oferecido seu produto ou serviço.
- Fontes de receita: quais são os meios possíveis de obter receita.
- Estrutura de custos: quais são os custos para a engrenagem do negócio funcionar
- Recursos chave: quais são os recursos necessários para desenvolver o projeto.
- Parcerias principais: o que será terceirizado e adquirido fora da empresa.
- Atividade-chave: as suas atividades essencial para entregar o seu produto ou serviço.
Como podemos ver, o método Canvas é como se fosse um formulário, porém com sistema de apresentação bem claro e ágil.
Como método Canvas ajuda na estratégia de negócios?
Com o uso do metodo Canvas você terá sua estratégia de negócio melhor definida e estruturada.
Com isso, a busca por parceiros, investidores, possíveis clientes e mercados será potencializada e os resultados otimizados.
A visão bastante objetiva proposta pela ferramenta permite que todos os envolvidos no projeto consigam entender o projeto e se engajar para atingir as metas, propor novas ideias e identificar os pontos que merecem desenvolvimento.
A princípio é um pouco trabalhoso, pois é necessário refletir e analisar sobre cada um dos pontos, e isso demanda tempo e disposição.
Mas, com o uso frequente e maior intimidade, os empresários conseguem se adaptar e extrair o melhor que o método Canvas fornece.
Quais as dicas para quem quer começar a usar este método?
Se em um primeiro momento assusta, pois são vários pontos a serem preenchidos, a sensação vai se desfazendo conforme cada quadro é preenchido.
Para criar o seu próprio painel Canvas você pode imprimir da internet, há diversos sites que já fornecem o modelo pronto ou mesmo desenhar o seu próprio.
Dedique um tempo e atenção a cada um dos blocos, mas lembre-se que é possível acrescentar novas informações ou alterar o que já foi incluído.
O ideal é que o seu painel esteja em um lugar de fácil acesso, já que a proposta do método Canvas é a rápida visualização do plano de negócios, ele deve estar em um local de fácil acesso, que pode ser em um mural, parede ou mesmo por meio do aplicativo para celular e tablet.
E então, o que você achou do método Canvas?