Utilizar o CRM para gerenciar sua equipe de vendas remota é uma das melhores estratégias que você poderia escolher em 2020. A dica já era válida no começo do ano.
Agora, é quase uma questão de sobrevivência para diferentes tipos de negócios.
Com a chegada da pandemia causada pela COVID-19, se fez necessário manter todos os membros do time de vendas em casa.
Mesmo assim, a demanda para elevar os resultados continua. Neste turbulento cenário da economia, ferramentas como o WhatsApp Business se tornaram a nova sala de reunião.
Além disso, empresas como amoCRM criaram soluções exclusivas para que outros empreendimentos continuem a manter seus compromissos em dia.
O desafio é gigante. Muitos gestores encaram essa missão pela primeira vez. Por outro lado, há também boas notícias. O e-commerce apresentou a maior alta em 20 anos.
Se as pessoas mudaram seu hábito de trabalho, ao adotar modelos como o home-office ou coworking, está claro que elas também alteram seu modelo de consumo.
Saíram do comércio de rua direto para o eletrônico.
OS BENEFÍCIOS EM USAR O CRM PARA GERENCIAR UMA EQUIPE DE VENDAS REMOTA
Caso você seja gerente de alguma equipe de vendas, sabe o quanto é relevante planejar cada ação.
Se com reuniões presenciais já era complicado, imagine agora, com todos isolados em suas residências ou a trabalhar em salas privativas.
Sem contar o fator surpresa. Afinal, ninguém esperava que algo dessa magnitude acontecesse em 2020.
Ser ágil e apresentar soluções em prazo recorde nunca foi tão importante.
Portanto, é preciso ficar vigilante e aproveitar todas as oportunidades de converter uma venda.
Por isso, é imprescindível facilitar a colaboração entre todos os integrantes de sua equipe.
Para ajudá-lo, logo abaixo estão em destaque, 3 benefícios do CRM para gerenciar uma equipe de vendas.
Sem dúvida, essas dicas podem fazer a diferença no seu negócio hoje mesmo.
1 – Usar o CRM para gerenciar um time de vendas eleva sua confiança na equipe
Vender algum produto ou serviço vai muito além de uma simples troca comercial, em que uma pessoa paga e a outra oferece a solução.
Venda é sinônimo de confiança. Esse sentimento também deve ser presente no dia a dia das pessoas que trabalham nesse setor.
Por vezes, esse ambiente pode ser recheado de muita cobrança. Afinal, atingir a meta mensal é uma obrigação de todo bom vendedor.
Desta forma, isso pode amplificar o stress do seu time, ainda mais se as informações estão desorganizadas.
É nesse estágio que o CRM mostra sua importância.
Com ele, você tem a oportunidade de mostrar em detalhes todos os dados sobre os clientes, e os objetivos daquele período.
Isso permite que sua equipe de vendas tenha mais tranquilidade, e até mesmo autonomia, para decidir quais leads tem maiores chances de se tornarem clientes reais.
2 – O CRM ajuda a organizar sua comunicação
Imagine esta cena. Um cliente a conversar pelo Instagram e outro pelo Facebook. Ao mesmo tempo, outro consumidor fala pelo WhatsApp, assim como seu vendedor.
Isso tudo sem mencionar a quantidade quase infinita de e-mails em sua caixa de entrada. É muito informação, proveniente de vários canais.
A primeira dificuldade nessas situações é permanecer concentrado em meio a tanto conteúdo. Por isso, usar o CRM para gerenciar uma equipe de vendas remota é tão vantajoso.
Em uma única plataforma, você pode organizar toda a comunicação, tanto com a sua equipe interna quanto com seus clientes.
Apenas com essa transformação, o seu ganho de produtividade é notável.
Afinal, perder o seu tempo em inúmeros aplicativos de mensagem retira o foco do que é mais significativo: aumentar as vendas.
Mesmo que a distância afaste fisicamente uns dos outros, com o CRM será muito mais fácil garantir que a equipe seja atualizada de todos os processos.
O que inclui retorno positivo ou negativo para cada vendedor, a indicação dos pontos de melhorias, e muito mais.
3 – O CRM ajuda você a definir um processo de vendas sob medida para sua equipe
Ao usar um software de CRM, um dos principais benefícios é a rapidez ao se comunicar com todos os membros da equipe. Outra motivação positiva é a maneira clara e objetiva para se estruturar todo o planejamento.
Assim, quando você criar uma ou mais estratégias, cada um dos vendedores irá saber com exatidão o que fazer.
Além disso, ao explorar todo o potencial da ferramenta, os profissionais de vendas têm a liberdade necessária para eles mesmos elaborem novas táticas.
O que possibilita para atrair e conquistar mais clientes.
Outro item a se destacar é a automatização de certos processos, para desta forma economizar um bem valioso para todos: tempo.
Os departamentos com acesso ao sistema, como o de Marketing, também podem analisar os dados mostrados pelo CRM.
Com isso, permitem ajudar você e o seu time a desenvolverem métodos de vendas ainda mais poderosos e lucrativos.
Pedro Capistrano Ribeiro – Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias