Ser o próprio chefe ou ser um funcionário? Afinal, como ser um bom líder e como ser um bom funcionário?
Ser o próprio chefe parece a melhor coisa do mundo.
Mas será mesmo?
Como tudo na vida tem dois lados, com isso não seria diferente.
Ser o próprio chefe tem suas vantagens e desvantagens, assim como ser um funcionário.
Mas o que combina mais com o seu perfil? Você sabe se as suas características tendem a ser mais de um chefe ou de um funcionário? Caso seja um chefe, você sabe o que é necessário para se tornar um bom líder?
É exatamente sobre isso que falaremos a seguir!
Características de bons funcionários
1- Eles antecipam as necessidades de sua equipe
Funcionários altamente eficazes não ficam sentados até que seu chefe lhes dê um novo projeto. Eles se perguntam: “O que minha equipe precisa e como posso agregar valor a eles hoje?”
Eles estão sempre tentando pensar um passo à frente dos membros da equipe e antecipar possíveis obstáculos ou desafios que a equipe possa enfrentar.
Em vez de sentar e esperar que outra pessoa faça o trabalho, eles assumem e fazem as coisas acontecerem.
2- Eles trazem soluções em vez de problemas
Funcionários medíocres chamam a atenção para um problema. Funcionários excepcionais trazem uma solução sugerida para um problema que surge. As pessoas do lado da solução são positivas e trazem energia para a equipe que é inestimável.
3- Eles são acessíveis e responsivos
Funcionários altamente eficazes são acessíveis. Eles não se isolam da equipe, mesmo trabalhando em home office. Eles se disponibilizam para aumentar a produtividade da equipe em geral.
Além disso, funcionários altamente eficazes são responsivos. Seus colegas de equipe podem contar com eles para responder rapidamente e avançar os projetos.
Eles entendem que a comunicação é a chave para uma colaboração bem-sucedida.
4- Eles sabem como priorizar.
Funcionários altamente eficazes sabem quais projetos e tarefas são mais importantes que os outros e agem de acordo com eles.
Eles são capazes de avaliar um número grande de responsabilidades e estabelecer um cronograma para quando e como serão concluídas.
Características de um bom chefe: afinal, como ser um bom líder?
1- Integridade: um primeiro passo de como ser um bom líder
Frequentemente, vemos gerentes manipularem a verdade com clientes e funcionários para ganhar mais dinheiro.
Um chefe com integridade não faz isso. Um bom chefe é transparente sobre as posições financeiras e éticas da empresa com clientes e mantém uma linha de comunicação aberta.
Esse tipo de chefe informa sua equipe quando a empresa está em alta ou em baixa e mantém a família do funcionário informada.
2- Como ser um bom líder? Tendo respeito
Para ter uma relação de trabalho eficaz, o chefe e o funcionário devem ter um respeito mútuo. Portanto, o primeiro passo de como ser um bom líder é demonstrando respeito a todos.
Como mencionado acima, um bom chefe é transparente e comunicativo sobre os negócios da empresa, as revisões e as metas projetadas.
Eles trabalham com sua equipe, e não acima, e priorizam a individualidade e o trabalho duro.
3- Não oferecem resistência para se moldar aos novos padrões
Ser resistente em mudar com o tempo é o ponto final de qualquer empresa, e um chefe que se recusa a criar, colaborar ou elevar uma empresa contribuirá fortemente para sua falência.
Os bons patrões dão boas-vindas às mudanças e mudam as práticas comerciais e o treinamento da equipe para se ajustarem melhor à comunidade de trabalho.
Uma empresa precisa crescer para ter uma chance de sucesso, e um líder natural verá a mudança como positiva e trabalhará alegremente para que coisas melhores aconteçam.
4- Como ser um bom líder? Tendo perspectivas positivas
Um chefe que não está disposto a fazer alterações em um modelo de negócios desatualizado geralmente falha em reconhecer o que é melhor para a empresa.
Um patrão que mantém uma perspectiva positiva e reconhece que as lições aprendidas com o fracasso apoiará melhor a equipe e ajudará a empresa a crescer.
As pessoas aprendem por tentativa e erro e um chefe digno faz isso diariamente.
5- Proteger seus próprios funcionários
Se um cliente está chateado com um produto ou serviço que a empresa forneceu, um bom chefe não joga sua responsabilidade na equipe.
Ele ouve o cliente, defende o funcionário e, com profissionalismo e boas maneiras, chega a uma solução que dá suporte a todas as partes envolvidas.
E agora que você já sabe quais são as principais características de um bom chefe e de um bom funcionário, cabe a você decidir: você tem o perfil de qual dos dois?
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