A dúvida de milhões de pessoas: como ser mais produtivo trabalhando fora do escritório?
Antes da pandemia começar, trabalhar de forma remota já era uma tendência.
Agora, as empresas foram praticamente obrigadas a adotar esse modelo de trabalho.
Trabalhar dentro de uma sala comercial com a jornada média de 8 horas diárias já é algo cansativo.
Migrar para o home office pode ser ainda mais, já que é preciso se adaptar rapidamente ao trabalho remoto e à conciliação das tarefas domésticas com o trabalho.
Você também migrou seu trabalho para o home office e está se perguntando como ser mais produtivo trabalhando em casa?
Por estranho que pareça, para trabalhar com mais qualidade, você deve trabalhar menos tempo.
Confira as dicas que preparamos abaixo para você!
Os 4 hábitos de pessoas produtivas no trabalho que você também deveria desenvolver
Como ser mais produtivo no trabalho durante a pandemia?
Acredite, não é nenhuma tarefa de outro mundo.
Na verdade, para aumentar a sua produtividade e melhorar a qualidade do seu trabalho, você deve começar a desenvolver hábitos muito simples.
E um deles é trabalhar menos tempo!
1- Planeje o que você vai fazer durante o período de trabalho
Pessoas que conseguem manter a produtividade maior durante o dia, geralmente dividem suas tarefas em horários específicos.
Por exemplo, responder e-mails às X horas, terminar relatórios às Y horas, etc.
Mesmo que você não consiga seguir à risca, é importante traçar um planejado para conseguir distribuir bem as suas demandas.
Se você sentir que não vai conseguir terminar determinada tarefa a tempo, poderá dar prioridade à próxima.
Organizar o seu tempo de trabalho significa também determinar um horário de início e outro de término.
Tome cuidado para não cair na armadilha de trabalhar em excesso por estar em casa: é bem fácil de isso acontecer, e ninguém quer que você vire um workaholic.
2- Tente dobrar o tempo de cada tarefa no seu planejamento diário
Quer saber como ser mais produtivo trabalhando em casa ou em um coworking?
A dica é simples: dobre o tempo de execução para cada tarefa (pelo menos no seu planejamento).
Você leva meia hora para preencher um relatório? Estipule uma hora para terminar essa tarefa.
Você leva uma hora para responder todos os e-mails? Estime duas horas.
Desse modo, você conseguirá distribuir bem as tarefas diárias, executar o que tem mais prioridade e, no final das contas, poderá sobrar mais tempo para que você antecipe alguma tarefa do dia seguinte – ou tire um tempinho para cuidar da sua saúde!
3- Como ser produtivo em casa ou em um coworking? Eliminando todas as distrações
Um dos maiores benefícios de se trabalhar em um coworking é o fato de ele ser projetado para estimular a criatividade, concentração e networking de um profissional.
Mas a história é muito diferente quando trabalhamos em casa.
Qualquer coisa é motivo para desviar a nossa atenção: o WhatsApp que não para de chamar, o som alto que o vizinho está escutando, o filho querendo atenção, o cachorro que não para de latir, e por aí em diante.
O primeiro passo para se tornar mais produtivo no seu ambiente de trabalho é reconhecer as fontes de distração e cortá-las o quanto antes.
Claro que nem tudo estará ao seu alcance, mas existem pequenas coisas que você pode mudar no seu dia a dia que farão a diferença.
Por exemplo: você é o tipo de pessoa que abre o e-mail a cada cinco minutos para responder novas mensagens? Isso toma muito tempo e tira o seu foco do que é mais importante.
Pessoas que são produtivas no trabalho separam um tempo específico para esse tipo de tarefa.
Como a maioria das empresas está se adaptando ao trabalho remoto, o meio de comunicação mais utilizado tem sido o WhatsApp.
Sabemos que não é viável para todo mundo simplesmente ignorar o celular por algumas horas, mas é importante que você saiba definir quais mensagens devem ser respondidas com mais prioridade.
Além disso, se for algo urgente, a pessoa ligará para você.
Por fim, cuidado com as redes sociais, as verdadeiras sugadoras de tempo e produtividade.
Você sabia que o brasileiro passa em média 6 horas por dia nas redes sociais?
Ficamos atrás apenas das Filipinas (sim, somos o segundo país no mundo que mais consome conteúdo de redes sociais).
Você quer interagir um pouco, assistir a um vídeo engraçado ou responder suas DMs? Não tem problema, mas faça isso no seu intervalo do almoço ou após o expediente!
4- Tenha um ambiente próprio para trabalhar
As pessoas que conseguem manter um alto nível de produtividade sabem separar a vida pessoal da profissional, ainda que estejam trabalhando em casa.
E para isso, é muito importante dedicar um ambiente de casa exclusivamente ao seu trabalho.
Ter uma estação com mesa, cadeira, impressora, boa iluminação e decoração permite que você controle melhor os seus horários de trabalho e não faça da sua casa inteira um escritório.
Isso não é saudável nem para você, nem para as pessoas com quem você convive.
Mas eu não consigo montar um espaço em casa, o que fazer?
Neste caso, o recomendado é frequentar um coworking.
São espaços de trabalho compartilhados, onde é possível fortalecer o seu networking e alugar salas de reunião, de treinamento, salas privativas, ou então compartilhar o espaço com profissionais de diferentes áreas.
Alugar uma sala de coworking é uma opção bem mais econômica do que mobiliar uma sala comercial, além de não ser preciso arcar com diversos custos como aluguel e manutenção.
Inclusive, estudos já comprovaram que mudar o ambiente de trabalho com certa frequência faz muito bem para a saúde mental e estimula a alta produtividade.
Você sabia que o DESK Coworking conta com mais de uma unidade? Já pensou em escolher o lugar de onde você quer trabalhar?