Como fazer seu negócio ser mais lucrativo? Essa pergunta, acredite, tem muitas respostas.
Mesmo com toda a burocracia, abrir uma empresa é a etapa mais fácil para empreendedores e investidores.
O mais difícil é tocar o negócio e deixá-lo sempre lucrativo.
Portanto, para fazer que sua empresa seja lucrativa é preciso muito planejamento, foco e esforço.
Confira abaixo algumas dicas que o blog do DESK Coworking preparou para você, empreendedor, ter um negócio sempre rentável.
“Um passo de cada vez” é o maior segredo
Uma boa ideia nem sempre é sinônimo de lucratividade.
Antes de investir todo o seu dinheiro, você deve ter um plano de negócios com objetivos bem definidos e uma estratégia para alcançá-los, além disso, é importante garantir que possui a verba necessária.
Coloque o valor real de investimento ao elaborá-lo e nunca trabalhe com suposições.
Tente seguir o seu plano de negócios à risca para se sair bem.
E sim: ele deve ser atualizado assim que as metas forem cumpridas.
Se você tiver dúvidas de como fazer o seu plano de negócios, o assunto já foi tema aqui no blog, lembra?
Tenha controle financeiro
Contabilize gastos com material, publicidade e pessoal corretamente.
Para isso, crie planilhas de controle e tenha noção exata de onde você está aplicando sua verba.
Assim você não perde o controle de onde seu dinheiro está indo e não corre o risco de falir ou ser pego de surpresa por não ter recurso suficiente para honrar seus compromissos.
O capital de giro é importante
O ideal é que você trabalhe com um capital de giro mensal fixo para novos investimentos, sem que precise tocar no seu fluxo de caixa.
Estipule qual será esse valor e tente não ultrapassar esse limite, sobretudo, se você for um empreendedor de primeira viagem.
Se notar que vai atingir esse valor, é hora de economizar e até cogitar cortar gastos.
Além disso, crie uma poupança com um fundo de reserva para eventuais momentos de crise e dificuldades.
A Publicidade é fundamental
Reserve uma parte de seus investimentos para a divulgação de seu negócio.
O marketing digital é uma forma de comunicação super eficiente, uma vez que você pode conversar diretamente com o seu target e mensurar todos os investimentos e resultados das campanhas.
Além de fácil, é mais acessível que o marketing offline.
Aproveite, inclusive, para criar promoções e mantenha contato com os consumidores fiéis, por meio de e-mail marketing e serviços exclusivos.
Às vezes, é preciso diminuir a margem de lucro
Se você comercializa produtos e está com um determinado item parado há tempos, o ideal é fazer promoções.
Embora possa parecer adversa ao lucro, é melhor receber menos por um item do que mantê-lo parado.
Neste caso, você pode diminuir a margem de lucro ou tirá-lo totalmente.
Para evitar essas situações, você deve planejar as compras, analisar o mercado e o estoque.
Dessa forma, você evita desperdiçar a verba, que poderia ser usada para ampliar seu negócio.
Na próxima semana, o Grandes Ideias para Negócios Lucrativos traz dicas para você organizar as finanças do seu negócio.