Nas últimas semanas, o coworking foi o assunto abordado nessa nova etapa do blog do DESK Coworking. Hoje, vamos falar em como fazer networking.
Acompanha a gente!
Vocês puderam aprender um pouquinho mais sobre esse conceito e como essa nova tendência de trabalho contribui para o desenvolvimento da carreira de profissionais de diversas áreas de atuação.
Além disso, mostramos como o coworking é uma alternativa bem mais promissora do que o home office e os escritórios privados.
Uma das principais características do escritório compartilhado, espaço onde você pode trabalhar junto com outros profissionais, é a possibilidade de fazer networking e construir uma rede de contatos.
Todo empreendedor tem como objetivo deixar sua marca e fazer sua empresa crescer, e o networking é fundamental neste processo.
É através dele que todo empresário pode se conectar a investidores, parceiros e futuros clientes.
Fechar bons negócios depende, portanto, da capacidade que cada empreendedor tem em relacionar e administrar os seus contatos.
O coworking é, então, uma excelente oportunidade para esse fim.
Existem, entretanto, algumas dicas para você fazer bonito na hora de se relacionar e construir a sua rede de contatos.
O networking é para ser levado a sério!
Prepare-se para se relacionar e estabeleça relações com outros profissionais que estejam dentro dos seus objetivos.
Uma rede de contatos é um recurso fundamental na hora de empreender, sobretudo, para quem está começando agora.
Estabeleça pontes
Sabe as redes de relacionamento do Linkedin? Então, a lógica é a mesma.
A relação só vai se estabelecer se você tiver alguém que possa servir como elo de ligação.
Tenha paciência caso esteja começando agora e busque pessoas em sua rede que sejam capazes de te levar a parceiros importantes.
As relações offline são fundamentais
Conecte-se com instituições relacionadas ao seu negócio.
Elas ajudam a conseguir informações importantes sobre a sua área, além de eventos e cursos de aprimoramento profissional.
Participe de eventos
Coloque os eventos em sua agenda profissional. É nessas ocasiões que você conhecerá outras pessoas que poderão ser futuros contatos.
Faça o básico: apresente-se e troque cartões.
O marketing boca-a-boca ainda é muito eficaz.
O networking deve ser expontâneo
Seja em eventos ou no ambiente online, o networking deve ser natural e o menos comercial possível. Relacionamento é diferente de venda.
Você tem que se apresentar e mostrar como pode contribuir com o outro.
Pode ser que em um primeiro momento, esse contato seja pouco interessante para ambos. O segredo, entretanto, é alimentar a relação colaborando.
Jamais peça no primeiro contato!
As redes sociais existem para ser utilizadas
Depois do contato pessoal, aproveite as redes sociais! Conecte-se e se mostre relevante: forneça informações, novidades e, o mais importante, oportunidades.
Compartilhe informação
Compartilhe conhecimento para ser lembrado. Uma boa alternativa, neste caso, é participar de grupos em redes sociais e disponibilizar informações sobre o seu mercado.
É através de uma grande base de relacionamento, que você se torna relevante e será lembrado por outras pessoas que podem te conectar a potenciais e importantes parceiros.
Vocês têm outras dicas para se relacionar na vida profissional? Compartilhe conosco!