Coworking: como encontrar os parceiros ideais? Não é de hoje que as relações interpessoais antecipam grandes negócios.
Grandes não apenas proporcionalmente ao que está envolvido na negociação, mas, quando se trata de utilizar um espaço de trabalho compartilhado, pode ser grande também em qualidade.
É fácil admitir que um dos mais proveitosos benefícios ao se optar pelo uso de um ambiente de trabalho coletivo é a possibilidade de conseguir aquela perfeita combinação de parceria envolvendo profissionalismo e predisposição.
Só que, para conseguir bons frutos — para iniciar parcerias ou simplesmente fazer o seu trabalho render —, é fundamental a escolha certa do lugar.
Assim, é melhor ficar atento aos aspectos que determinarão uma decisão acertada quanto ao espaço onde se pretende trabalhar.
Confira agora alguns desses aspectos e tome uma decisão mais consciente:
Coworking: horários de funcionamento
Sempre há que julgue mais produtivo trabalhar à noite, mas não é a maioria.
Se a intenção de interagir com outros profissionais no ambiente compartilhado for mesmo relevante para você, as chances são maiores optando pelo uso do espaço em horários mais convencionais.
Tudo bem que você não precisa bater cartão, mas trabalhar no horário comercial tem, sim, suas vantagens.
Considere-as e tome sua decisão pela avaliação dos prós e dos contras.
Colegas da área de co working
Se você trabalha, por exemplo, com comunicação, é provável que encontre um espaço coworking com predominância de profissionais dedicados a atividades relacionadas à sua área.
Como designers, profissionais de marketing digital, redatores e editores de vídeo, por exemplo.
Dessa forma, as possibilidades de conseguir parcerias se tornam maiores.
E o mesmo é válido para as mais diversas áreas.
Vale a pena pensar a respeito, não é mesmo?
Localização do coworking
Se você precisa receber visitas de clientes, deve levar em consideração a facilidade de acesso ao coworking.
Escolher um espaço coworking que seja bem localizado significa não só chegar até lá com mais facilidade, mas permitir que outros que venham ao seu encontro também cheguem.
Analise a proximidade com outros serviços, a existência de outras áreas comerciais nas proximidades, de áreas de estacionamento e pontos de confluência de meios de transportes públicos.
E se você realmente precisa receber clientes, é importante, também, ter uma sala de reuniões para que tenham mais privacidade e segurança nas negociações.
Nesse sentido, certifique-se da possibilidade de reservar a sala com a antecedência necessária e confira se ela possui os equipamentos básicos para que se possa fazer uma apresentação de qualidade — como projetores, quadros ou televisores, por exemplo.
Qualidade da internet
Pode parecer óbvio, mas, ainda assim, é muito importante verificar se há de fato uma rede de acesso com boa qualidade.
Algumas operações on-line exigem um mínimo de velocidade, e se a conexão do espaço não atender a essa demanda, fatalmente ocorrerão problemas que podem gerar aborrecimentos e, inclusive, prejuízos.
O ideal é encontrar um coworking com link dedicado, preferencialmente com redundância de links e preferencialmente links dedicados.
Infraestrutura
Verifique como é feita a manutenção do ambiente — o que implica limpeza e reposição de material, por exemplo —, e a existência de áreas para convívio, de um local agradável para pausas, e também de uma boa cozinha e de banheiros dignos.
Equipamentos para fotocopiar e imprimir, telefones e móveis confortáveis são itens que devem corresponder às necessidades do trabalho que se pretende desenvolver lá.
Portanto, esses critérios vão variar em função das particularidades de cada profissional.
Identifique as suas necessidades e faça sua própria checklist!
Desempenho como objetivo
Parece difícil, mas encontrar um ambiente de coworking onde você possa desenvolver seu trabalho de forma produtiva e, ainda, ter a possibilidade de fazer interações que venham a somar não é tão complicado assim.
Basta ter em mente que tipo de espaço você deseja e o que é lhe é indispensável para alcançar um bom desempenho.
Entre necessidades materiais e abstratas, vale também lembrar a importância de um apoio administrativo por parte do local.
É bom, por exemplo, que exista uma recepção ou uma portaria e um serviço de telefonia. Embora os serviços contratados impliquem em aumento de valores, é sempre oportuna a reflexão sobre o custo-benefício do investimento.
E então, pronto para decidir pelo ponto de encontro dos seus futuros parceiros ideais?