Como criar um plano de marketing para a sua empresa?
Além do plano de negócios, existe outra ferramenta de gestão super importante para empreendedores ou quem deseja empreender: o plano de marketing.
O plano de marketing ajuda a criar um planejamento estratégico de atuação no mercado, de forma a controlar melhor os gastos e aumentar o número de vendas.
O documento não precisa ser muito extenso, mas é fundamental registrar tudo o que deu certo ou não.
E como montar um plano de marketing?
O primeiro passo é analisar o mercado e entender quem são seus clientes e concorrentes. Só depois dessa análise é que você vai conseguir identificar qual a meta e partir para a ação.
Comece avaliando quais os fatores externos e internos podem afetar sua empresa.
Coloque no papel seus pontos fortes, fraquezas e todo o capital disponível que poderá ser usado nas ações de marketing.
O que você vende? Preço? Conveniência? Qualidade?
Lembra da análise S.W.O.T? Pois é ela mesma que você vai usar aqui. A gente, inclusive, já falou dela no blog.
Depois, é hora de descobrir quem é o seu público. Em alguns casos, o público-alvo não é o consumidor final.
A comunicação de uma marca de brinquedos, por exemplo, deve atingir primeiro a criançada, que irá influenciar os pais a comprarem.
Busque entender também por que e quando as pessoas usam seu produto ou serviço.
Essa etapa termina com a análise da concorrência: o que ela entrega e de que forma se comunica com o cliente.
Seus objetivos
Avaliando esses pontos, é hora de definir seus objetivos e partir para a prática, ou implementação.
É nessa fase que você vai executar as estratégias de marketing para atingir tudo aquilo que deseja.
Qual o seu objetivo: tornar o produto conhecido, aumentar as vendas, fidelizar os clientes antigos ou buscar um novo perfil de consumidor?
Para aumentar as vendas, você pode criar promoções atrativas e divulgá-las nos meios de comunicação. Uma gestão de Redes Sociais eficiente costuma ajudar muito nessa divulgação.
Definindo as estratégias, elabore um cronograma com a duração de cada uma das ações.
Finalizando o plano de marketing:
Lembre-se que um plano de marketing não tem fim. É uma ferramenta de gestão que deve ser usada e atualizada regularmente, afinal de contas, o mercado está em constante mudança.
É preciso identificar novas tendências de forma a criar vantagens competitivas em relação aos concorrentes.
Disponibilizamos, abaixo, um modelo de plano de marketing do Sebrae para você começar a fazer seu planejamento.
COMO CRIAR UM PLANO DE MARKETING PARA SUA EMPRESA
Na próxima semana, vamos falar de algumas estratégias específicas para você trabalhar o marketing de sua empresa.
Esse post faz parte da série Grandes Ideias para Negócios Lucrativos, do DESK Coworking – Empreendedorismo e Consultoria.
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