O coworking no Brasil está em plena ascenção. A cena coworker por aqui ainda é pequena se comparada aos Estados Unidos e alguns lugares da Europa.
A prática, entretanto, já se espalhou. Se em 2008 contávamos com apenas dois escritórios compartilhados no Brasil, hoje já são quase 3 mil!
É por isso que a palavra que caracteriza o contexto do coworking no país é a consolidação.
Algumas particularidades tem estimulado o desenvolvimento e a especialização dessa nova maneira de trabalho.
Conceito de coworking
É difícil aplicar o conceito de coworking para quem ainda não conhece. Isso é um problema, é claro. Afinal, você sabe o que é coworking?
O conceito de coworking está diretamente ligado ao que o próprio nome em inglês sugere: uma parceria, colaboração ou, ainda, um espaço de trabalho coletivo.
Assim, o termo denomina uma nova tendência que chegou para revolucionar a maneira como muitos profissionais independentes — empreendedores, freelancers, autônomos e pequenos e médios empresários, por exemplo — conduzem sua rotina de trabalho.
Conhecidos também como escritórios compartilhados, esses espaços geralmente ficam em uma boa localização, facilitando o deslocamento não só de quem trabalha lá, como também dos clientes que eventualmente tenham que fazer visitas ao local.
Se você ainda não está totalmente a par do que o termo e o conceito significam e das vantagens oferecidas, que tal saber um pouco mais e descobrir se a novidade também se encaixa no que você procura?
Veja algumas vantagens que esses espaços podem proporcionar para voc~e e para sua empresa:
Flexibilidade e Praticidade no Coworking
O coworking é uma prática flexível e isso tem criado oportunidades para o surgimento de diversos nichos, cada um deles destinado a um perfil de profissional.
Esses nichos são fundamentais para que o coworking seja visto como uma solução adequada a qualquer situação.
Temos espaços voltados à iniciativas sociais, à sustentabilidade e até projetos sem fins lucrativos, onde todos os coworkers participam da manutenção do espaço.
A pergunta que se coloca, hoje, não é mais onde você vai trabalhar mas, sim, com quem.
Conveniência
Aqui a vantagem é tanto para quem trabalha como para quem é cliente.
Se você ainda desenvolve seus projetos em casa, os escritórios compartilhados podem oferecer o ambiente profissional e organizado ideal para otimizar sua produtividade.
Já que terá acesso facilitado aos recursos de que precisa, além de, em geral, conseguir o devido suporte para suas tarefas em todos os níveis, sendo assim.
Quer seja no que se refere a amparo estrutural como no que diz respeito à acessibilidade de contar com funcionários a seu dispor para o desempenho dos mais diferentes tipos de funções que complementam o seu dia a dia de trabalho, como secretariado e serviço de café, por exemplo.
Custos
Ao fechar o pacote que mais atende às suas necessidades, encaixando-se perfeitamente ao que deseja, você passa a ter em mãos todas as condições de que precisa para trabalhar, podendo contar com diversas comodidades em um só lugar.
Dessa maneira, você economiza ao não ter que pagar serviços de atendentes à parte ou de internet, telefone, água, luz, limpeza e até segurança, por exemplo.
Procurar um local para alugar e ainda ter que arcar com todas as despesas para fazer um escritório funcionar adequadamente é uma dificuldade que muitos profissionais encontram logo de início, mas que pode ser facilmente driblada com essa alternativa.
Tendencia em expansão do coworking
Uma pesquisa feita pelo Censo Coworking da Woba mostra que, em 2024 existem 2.986 coworkings espalhados em todo o Brasil.
E ainda existe demanda para a criação de mais espaços, sendo que vários coworkings planejam expansão, inclusive, com a criação de filiais.
O DESK Coworking, por exemplo, é um dos espaços que cresceu bastante nos últimos anos.
Depois de conhecer um pouquinho mais sobre esse cenário bastante promissor aqui no Brasil, te convido para trabalhar um dia de cortesia no DESK.
Veja você mesmo como funciona essa Tendência de Coworking no Brasil!