Gostaria de abrir um negócio próprio, mas não tem dinheiro para isso?
Muitas pessoas sonham em empreender, seja para ter uma fonte de renda extra ou mudar de vida. Mas para que dê certo, o primeiro passo não é ter dinheiro, mas sim acreditar que é possível abrir um negócio próprio e ter confiança nos próprios sonhos.
As pessoas mais ricas do planeta como Warren Buffet, Jeff Bezos e Elon Musk começaram do zero. Você sabia que o dono da Amazon já foi atendente no McDonald’s, e Elon Musk já trabalhou limpando salas?
Inclusive, a gigante Amazon começou a partir de uma pequena revendedora de livros usados. Na época, se chamava Cadabra. Hoje é uma das empresas mais valiosas do mundo.
Por isso, se você sonha em abrir um negócio próprio, chegou a hora de tirar a sua ideia do papel. Confira nossas dicas a seguir!
1- Negócio do zero ou franquia?
Começar uma empresa do zero requer investimentos e desafios que nem todos os gestores estão aptos a encarar. O sucesso sempre é possível quando há dedicação, mas não podemos colocar os riscos de lado.
Uma opção mais segura para quem quer empreender, ter o próprio negócio, mas ainda não tem capital suficiente para isso, é o mercado de franquias. Se você não está preparado para enfrentar os riscos do empreendedorismo, o franchising pode ser uma opção melhor.
Ao se tornar um franqueado, o empreendedor entra no mercado contando com o respaldo de uma empresa bem consolidada e respeitada. A alta reputação de uma empresa previne alguns riscos do investimento. Além disso, o modelo também é beneficiado quando há uma boa estratégia de marketing já ditada pela empresa.
2- Faça um plano de negócios para abrir um negócio próprio
Decidiu se quer abrir uma empresa do zero ou comprar uma franquia? Não dê o próximo passo sem antes fazer um plano de negócios.
Ele é o primeiro passo para qualquer pessoa que deseja empreender. Pode parecer um processo complicado à primeira vista, mas quando você pesquisa bastante, lê sobre o assunto e conta com softwares de apoio, o processo se torna bem mais simples.
Ter um plano de negócios desenhado significa definir os rumos que a sua empresa pretende tomar e qual caminho será utilizado para alcançar metas e objetivos.
Quando tudo isso é planejado e as metas são estipuladas com antecedência, o empreendedor evita jogar dinheiro pelo ralo se decidir começar um negócio próprio do zero.
3- Entenda quem será o seu público
Um plano de negócios deve sempre estar alinhado ao conhecimento do público-alvo do seu negócio. Isso ajudará você a optar pelo melhor ponto da cidade para montar a sua loja, caso seja um estabelecimento físico, bem como alinhar suas estratégias de marketing que estejam alinhadas com o perfil de cliente ideal.
Mas como conhecer bem o público-alvo? Não há modo melhor do que ir a campo e pesquisar com as pessoas que vivem no local. Criar formulários com questões pode ser a melhor estratégia para criar a sua buyer persona.
Ao entender quem é o cliente ideal, o empreendedor saberá sua faixa etária estimada, a localidade, o ticket médio gasto pelo target e os principais problemas que o público enfrenta. É deste modo que seu posicionamento no mercado pode se tornar mais concreto e eficiente.
Em um primeiro momento, pode parecer estranho falar sobre os “problemas” de um consumidor. Mas não se esqueça que ao entrar em sua loja, ele estará procurando uma solução para o seu problema. É importante entender quais são suas demandas.
4- Invista em marketing
Se você acha que ainda é cedo demais para pensar nisso, comece a reconsiderar! O marketing não serve para divulgar produtos somente depois que um negócio está operando. Ele também é responsável por trazer novos clientes para conhecer seu negócio.
Se você quer abrir um negócio, entenda que o objetivo do marketing também é o de encontrar clientes em potencial, chamados prospects, de modo que eles conheçam seus produtos e serviços e sejam conduzidos por um funil de vendas.
O funil, também chamado de pipeline, é o caminho pelo qual sua empresa deve conduzir um consumidor, desde o primeiro contato com a sua loja até a sua fidelização como cliente.
5- Trabalhe em um coworking para abrir um negócio
Por fim, se você quer abrir um negócio e ainda não tem muito dinheiro, é muito mais vantajoso trabalhar em um coworking do que investir muito dinheiro para montar um escritório tradicional.
Além de gastar muito menos, o Desk Coworking é totalmente preparado com um ambiente que estimula a criatividade e o networking. Aqui você encontrará salas compartilhadas, salas para fazer reuniões, treinamentos e até salas privativas.
Você também poderá contratar seu endereço fiscal aqui, e resolver questões burocráticas de forma muito mais facilitada!
Quer passar um dia de cortesia aqui no Desk? Clique no botão abaixo!