Atualmente, os dois grandes players no mercado de smartphones são o Android e o iOS.
É verdade que eles não são os únicos sistemas operacionais móveis e têm seus prós e contras, mas concentram mais de 95% do mercado total de usuários de smartphones.
E é provável que grande parte do público leitor deste artigo venha tanto do Android quanto do iOS.
Com isso em mente, porém, estamos mais interessados no sistema operacional iOS – mais precisamente, na estrutura de jogo.
Para maior clareza, o iOS é o sistema operacional utilizado pela Apple em todos os produtos iPhone.
Otimização de jogos no iPhone
Várias razões apontam para o iPhone como um telefone melhor para jogos móveis, com desempenho confiável para uma ótima renderização gráfica a uma taxa precisa de aceleração de quadros.
Considerando que o concorrente mais próximo, o Android, tem telefones centrados em jogos, o iPhones não fica atrás.
Por um lado – e talvez o aspecto mais importante –, os jogos não são devidamente otimizados operar em toda a gama de smartphones Android.
Por outro lado, há toneladas de marcas na estrutura do Android, e todos incluem Sistemas em um Chip (SoCs). Suportar todos de uma só vez pode ser um desafio para os desenvolvedores.
Além disso, todos os iPhones compartilham a mesma plataforma.
Todos eles são produtos da Apple, o que lhes dá o monopólio de uma única estrutura. Dessa forma, o trabalho do desenvolvedor é muito mais fácil no sistema iOS, possibilitando uma melhor otimização dos jogos em todos os iPhones de uma só vez.
Uma vez otimizados, os jogos em iPhones oferecem aos jogadores uma experiência melhor, seja utilizando um modelo atual ou um smartphone de duas a três gerações anteriores.
A experiência se transporta para os diferentes jogos disponíveis atualmente, desde jogos de um jogador até jogos multiplayer, passando por jogos offline e online.
Outros fatores também contribuem para essa otimização e são discutidos abaixo:
GPU
As Unidades de Processamento Gráfico (GPUs) do iPhone são projetadas para impulsionar o desempenho de ponta a níveis de eficiência inimagináveis.
Acrescente isso à gama de tecnologias de sistemas operacionais centrados em jogo e reunidos em um único software operacional.
Além disso, temos um sistema de jogo de próxima geração completo com exibição imersiva e realismo.
Outro ponto importante são os jogos multiplataforma, como Samurai Jack, Sonic Team Racing e Pathless, que podem ser desfrutados em desktop, Xbox e consoles Playstation e também são jogáveis no iPhone.
A versão móvel atinge o mesmo nível da versão console, graças ao poder de processamento dos SoCs A14 e A15 Bionic da Apple, que vêm com núcleos de alta eficiência e alto desempenho.
Esses chipsets são projetados com núcleos de GPU para garantir uma renderização gráfica precisa e bem-feita.
Estrutura do controlador de jogos
Os iPhones também vêm com estruturas de controladores de jogos, que permitem vários controladores comuns, como o controlador sem fio Sony PS5 DualSense, o Nintendo Switch e o controlador sem fio Xbox Series X|S.
Os desenvolvedores de jogos podem criar uma experiência perfeita em todos os smartphones baseados em iOS com essa estrutura.
Taxas de frame
Os chipsets biônicos A14 e A15 tornam os iPhones capazes de rodar alguns dos jogos mais exigentes, casos em que muitos telefones às vezes reduzem as taxas de quadro (frame) para melhor processar os games.
Jogos como Player Unknown Battleground, Call of Duty e outros títulos populares exigem altas taxas de quadros para dar aos jogadores uma vantagem na utilização de seu ambiente.
O iPhone 12, por exemplo, pode manter 60 quadros ao mesmo tempo, o que é superior ao que a maioria das marcas pode conseguir para os mesmos jogos.
Motor de Espacialização Física de Áudio (PHASE)
Esta característica está disponível para desenvolvedores de jogos, desenvolvedores de realidade aumentada (RA) e desenvolvedores de middleware.
É usada para criar um melhor áudio posicional, melhorando a jogabilidade em iPhones.
Controlador de jogo virtual na tela
A partir do iOS15, os desenvolvedores de jogos podem agora desenvolver produtos que utilizam controladores específicos para o sistema operacional iOS.
Essa otimização utiliza os controles de toque embutidos na tela e os otimiza para funcionarem em comparação com os controladores tradicionais, permitindo assim um melhor desempenho do jogo e maior diversão.
ReplayKit
Com este recurso, os jogadores podem compartilhar gravações de sua jogabilidade, capturar imagens do jogo e transmitir sua tela em tempo real para um público online ou colegas jogadores.
O recurso cria uma plataforma de streaming para jogabilidade, exigindo diferentes aplicações em outras plataformas, como Android e PC.