A buyer persona é a representação ideal de um cliente. Através dela é possível criar estratégias assertivas para aumentar as vendas na sua empresa, seja ela física ou online.
Saiba mais sobre esse assunto!
A persona nada mais é do que a representação ideal de um cliente.
Portanto, significa ter uma ideia real de quem são os seus clientes e o que eles realmente querem.
Sendo assim, você precisa estar muito consciente de quem é o seu cliente.
Afinal, é com base nessa informação que você criará uma estratégia assertiva para o seu negócio.
Não dá para investir tempo em dinheiro em produtos de beleza para quem quer produtos para emagrecer, certo?
Portanto, o conceito de persona é simples. É a representação do seu cliente em um personagem fictício.
Porém, com informações de clientes reais!
Dessa forma, uma persona recebe informações como:
- Idade;
- Localização;
- Gênero;
- Preferências;
- Motivos pelos quais ela quer fazer aquela compra;
- Área de atuação;
- Se tem filhos ou não;
- Quais são os gostos pessoais e os objetivos de vida.
Neste artigo, você aprenderá o que é uma buyer persona, qual a sua diferença para o público alvo e como você pode criar a sua própria em poucos passos!
Pronto? Então, vamos lá!
O que é uma buyer persona?
A persona nada mais é do que o seu público ideal. Público esse que você quer atingir em cheio!
Ou seja, são características de um comprador em potencial atribuídas a um personagem.
Vamos supor que sua empresa venda produtos para emagrecer. Acontece que cada pessoa tem um objetivo diferente:
- Alguém quer emagrecer porque não gosta de se olhar no espelho;
- Outra pessoa quer emagrecer porque tem Diabetes;
- Um terceiro cliente quer emagrecer porque quer começar a correr.
Enfim, poderíamos ficar aqui o dia inteiro listando os interesses de cada pessoa.
Por isso, a importância de saber o que a sua persona quer.
Não adianta criar uma estratégia de venda com foco no emagrecimento estético quando a maior parte do seu público é portadora de alguma doença como Diabetes.
A estratégia precisa ser completamente diferente!
Tendo esse tipo de informação, você pode:
- Encontrar a estratégia ideal para aquele cliente;
- Criar um tipo de comunicação que aproxime mais o seu cliente;
- Até mesmo desenvolver aplicativos, ferramentas ou conteúdos que engajem muito mais o seu público!
Porém, mais do que isso, você poderá encontrar informações ainda mais relevantes.
Com a sua persona, você entenderá a dor do seu cliente.
Entenderá porque ele não consegue resolver um problema. E, dessa forma, conseguirá encontrar a solução ideal para ele!
Qual é a diferença entre público alvo e persona?
Em um primeiro momento, os dois conceitos parecem ser iguais.
Afinal, trata-se da criação de um conteúdo de marketing especializado para um grupo específico.
Porém, existem algumas diferenças entre os dois. Confira!
Público-alvo: representa de forma mais ampla os clientes do se negócio. Isso significa que o público-alvo aborda características comuns entre uma grande parcela da sociedade.
Sendo assim, você pode definir informações como nacionalidade, profissão, idade e gênero.
Persona: a persona apresenta as mesmas características do público-alvo.
No entanto, são adicionadas a ela características que não são avaliadas em um público-alvo, como, por exemplo:
- Gostos pessoais;
- Quanto a pessoa está disposta a pagar;
- O que ela procura em um produto;
- Qual é o seu estilo de vida;
- Seus valores pessoais, éticos e morais.
Sendo assim, uma persona é a representação muito mais específica das mesmas qualidades de um público-alvo.
Veja um exemplo:
“Mariana, uma mulher de 42 anos que mora na cidade de São Paulo. É formada em Medicina, e trabalha em uma clínica há alguns anos, mas percebeu que talvez não esteja na área certa. Ela gosta mesmo é de tirar fotografias, e talvez devesse dedicar mais tempo a outras atividades, como um curso de fotografia. Por ser médica, recebe um bom salário, mas tem receio de perder a estabilidade que tem no seu atual emprego. Ela é muito sociável, tem um grande círculo de amizades e gosta muito de sair aos finais de semana”.
Se você percebeu, as informações são mais específicas do que simplesmente abordar um público-alvo.
Por isso, a criação de uma estratégia para uma persona é bem mais assertiva. Isso é, ela é mais específica e acerta em cheio as necessidades de uma pessoa.
Como criar a sua?
Não existe outra forma de criar a sua persona, a não ser pesquisando a fundo as informações sobre ela.
Por isso, você deve começar uma estratégia a partir das pessoas que já frequentam seu site, blog, canal do Youtube ou Instagram. Ou até mesmo de pessoas que já compram o seu produto!
Você pode enviar e-mails para essas pessoas ou até mesmo fazer questionários rápidos com elas.
O importante é criar algum tipo de contato que estabeleça uma proximidade maior entre você e o cliente.
Dessa forma, você começará a entender melhor quais são as dores do seu público, e quais são os desejos que ainda não foram atendidos.
É uma excelente forma de também criar um diferencial em relação aos seus concorrentes.
Após criar formulários e ter informações mais precisas sobre o seu público, você precisará compilar essas informações em outro lugar.
É a partir disso que você poderá criar a sua própria persona!
E, com base nas informações que você obter a partir da conversa com o seu público, comece a planejar também o tipo de conteúdo ideal para esse cliente.
Você perceberá que quanto mais informações precisas tiver sobre o seu cliente, mais fácil ficará para criar o seu conteúdo personalizado!
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