Pode falar a verdade: se você não tem o hábito de procrastinar, pelo menos uma vez na vida já fez isso com o que não poderia.
Fique tranquilo. Afinal, todo mundo já fez isso pelo menos uma vez na vida. Você não é o único! Aliás, mesmo pessoas que você considera super focadas também já fizeram isso pelo menos em alguma etapa da vida.
Procrastinar é algo mais comum do que você imagina, e você não deve se culpar por já ter feito isso.
Porém, precisa tomar um cuidado maior, que é o de não deixar com que isso vire um hábito. Quando isso acontece, perdemos o controle, passamos a nos auto sabotar e perdemos um dos bens mais preciosos que temos: o nosso próprio tempo.
Esse tipo de hábito impacta diretamente a nossa vida de forma negativa, seja no aspecto profissional ou pessoal.
A partir de agora, você deve começar a criar um novo hábito de não deixar tudo para depois. A começar por esse próprio artigo!
Tudo pronto? Então, vamos começar com o nosso post de hoje. Tenha uma boa leitura!
O que significa procrastinar?
Procrastinar nada mais é do que adiar uma tarefa importante que não poderia ser adiada. E na maioria das vezes, fazemos isso de forma proposital.
A procrastinação acontece por diversos motivos, seja por arrependimento de entregar uma tarefa, preguiça em concluí-la, ou até mesmo má gestão do tempo. O problema é que isso pode afetar consideravelmente a sua vida profissional e pessoal.
É comum que esse tipo de hábito se reverta em sentimentos negativos para a pessoa, como tristeza, ansiedade e frustração. E, muitas vezes, ela nem sabe de onde vem tudo isso!
Então, se ela é tão negativa, por que as pessoas continuam fazendo isso?
Na verdade, alguns estudos sugerem que o hábito de procrastinar é bem mais antigo do que você imagina.
Ele vem de tempos remotos, ainda na Era Paleolítica. Naquela época, a única preocupação do homem era ter o que comer.
Por isso, o homem não planejava nada do que era necessário. Até porque, não havia muita coisa para planejar, não é?
Acontece que depois de milhares de anos, a rotina do homem evoluiu de tal forma que ele ficasse sem tempo para fazer o que não fosse urgente.
Por isso, criou-se esse senso de que era mais importante correr para fazer o que fosse mais urgente do que cuidar de outras tarefas.
Que, muitas vezes, dizem respeito à vida pessoal de cada um! E, por isso, não deveriam ser tratadas com desprezo.
Mas não é só por isso que o homem tem o hábito de procrastinar. Algumas vezes é porque a tarefa a ser feita não é prazerosa. Na verdade, esse é o motivo mais comum!
A vida não é só diversão
Acontece que a vida não é feita apenas de coisas legais e prazerosas, e é importante que as pessoas se lembrem disso.
Procrastinar pode trazer problemas sérios para a vida de uma pessoa.
É muito mais fácil ir ao shopping passear ou comprar um utensílio para o seu novo apartamento do que terminar um relatório chato para o qual você não aguenta mais olhar.
O nosso cérebro cria mecanismos de defesa para que façamos somente coisas que dão prazer. E você não pode cair mais nessa armadilha! Preparamos uma lista com alguns gatilhos da procrastinação que você deve entender para quebrar esse padrão. Acompanhe!
1- Encontre onde está o padrão
A primeira coisa que você precisa fazer se o seu objetivo é parar de procrastinar é justamente entender por qual motivo você está fazendo isso!
Você não pode se livrar de alguma coisa que você nem sabe o que é, certo?
Por isso, comece a focar mais para tentar encontrar os seus próprios padrões e identificar em quais situações você procrastinou. Você pode e deve começar a fazer isso no seu dia a dia.
Comece a reparar quais são as atividades que você prioriza e quais você joga para depois. Elas são mais chatas? São de trabalho? Ou são coisas pessoais?
Vá anotando tudo isso para ter um relatório mais detalhado ao final do mês. Só não vale procrastinar essa lista!
2- Acorde sem perpetuar esse hábito
A verdade é que esse hábito de procrastinar começa logo pela manhã para as pessoas que não conseguem deixar de procrastinar.
Tudo começa depois de uma longa noite de sono. O despertador toca cedo e você precisa levantar para ir ao trabalho ou para a faculdade.
Que atire a primeira pedra aquele que nunca colocou o celular no modo despertador!
Até o Bon Jovi faz isso:
“Alarm clock rings, six-forty-five
Must have hit that snooze button least three times”
Mas isso não significa que você não deva parar de cultivar esse hábito!
Se você faz isso, pare agora mesmo. Comece o seu dia de uma forma que motive mais você a fazer suas tarefas com mais vigor e energia!
3- Você não tem 8 braços. Faça uma coisa de cada vez e pare de procrastinar
Não adianta querer fazer tudo ao mesmo tempo. Você precisa fazer uma coisa de cada vez. Se você acumular um monte de coisas e querer fazer tudo ao mesmo tempo, pode ter certeza de que vai mais se atrapalhar do que qualquer outra coisa.
A primeira impressão que temos é de que estamos otimizando o nosso tempo ao fazer várias coisas simultaneamente.
O problema é que ao final do dia você se dará conta de que perdeu mais tempo do que ganhou, já que não terá conseguido fazer nenhuma tarefa bem-feita. Inclusive, muitas vezes as pessoas sequer conseguem terminar uma tarefa direito.
Você precisa focar na qualidade do que está fazendo, e não na quantidade.
Por isso, faça uma coisa de cada vez e não se desespere se não conseguir terminar tudo no mesmo dia.
4- Mantenha o seu foco em uma atividade de cada vez. Esqueça a distração que está no ambiente externo
Tudo o que acontece no ambiente interfere na nossa vida, seja no âmbito pessoal, amoroso, espiritual ou profissional.
Claro que na hora de se concentrar nas suas tarefas, nada mais deveria interferir. Mas nem sempre é fácil assim de manter o foco nas atividades.
Por isso, você deve começar a se disciplinar para não deixar que os estímulos externos atrapalhem mais você!
Se o celular atrapalha você, desligue a internet, ou coloque-o no silencioso. Esqueça as redes sociais e desligue a televisão. Todas essas distrações são muito prejudiciais para o desenvolvimento de um trabalho.
Você sabia que o brasileiro passa em média mais de 4 horas por dia nas redes sociais?
Já pensou em quanta coisa você poderia produzir se utilizasse melhor esse tempo? É por isso que trabalhar em um coworking pode ser uma ótima solução. Além de o ambiente ser preparado para estimular o foco e a concentração, proporciona criatividade e flexibilidade para que você trabalhe com mais calma, como é na Desk Coworking.
5- Você realmente precisa de dias com mais de 24 horas?
Pode ser que a sua procrastinação na verdade não seja falta de tempo, mas sim o excesso de informações que recebemos hoje em dia.
Vamos comprar um pão na padaria e uma televisão está noticiando tudo o que aconteceu no dia. Vamos ao mercado e existem informações para todos os lados, e quando não são visuais, são sonoras, com alguém lançando promoções de produtos que nem queremos.
Ou então batem na nossa porta oferecendo panfletos. Andamos nas ruas e são dados e mais dados entrando na nossa cabeça. Rádios e redes sociais enchendo nossas cabeças todos os dias com toneladas de informações, sendo que muitas vezes elas nem são reais.
E no fim do dia sentimos a cabeça pesada, como se o dia tivesse sido muito cheio. Na verdade, você só foi à padaria, ao mercado e caminhou pelo centro da cidade.
Para um dia com 16 horas, considerando que nas outras 8 você está dormindo, parece sensato que dê para fazer tudo isso em menos da metade. Mas para onde foi a outra metade do tempo então?
Por isso, é importante que você comece a anotar esse tipo de coisa para entender para onde o seu tempo está indo.
Ou seja, todo esse excesso de informação fez você acreditar que você mesmo usou essas 8 horas, quando na verdade você perdeu a noção do tempo e do espaço.
6- Utilize a técnica Pomodoro para não procrastinar
Outra dica para que você pare de procrastinar é procurar por dicas que ajudem você a se organizar em relação ao seu tempo.
Cada pessoa é um universo particular. Cada um sabe como é mais produtivo.
Tem gente que prefere acordar cedo e fazer tudo pela manhã. Tem gente que gosta de dormir até a hora do almoço e fazer tudo de madrugada. Encontre a sua forma de trabalhar de maneira mais produtiva!
Essa técnica é bem simples e vai ajudar você a manter o foco nas suas atividades.
Ela consiste em passar 25 minutos com 100% da sua atenção voltada à sua tarefa. Por 25 minutos, você deve se livrar de todas as suas distrações.
Passados os 25 minutos, você deve tirar 5 minutos para descansar. Esse ciclo deve ser repetido pelo menos 4 vezes, onde você trabalhará por 100 minutos e descansará 20 minutos no total.
Depois os 4 ciclos, você poderá parar por meia hora para fazer qualquer coisa que quiser. Depois disso, deve retomar suas tarefas!
Conclusão
Procrastinar pode atrasar demais a sua vida profissional. Por isso, é importante que você comece a trabalhar algumas estratégias que devolvam o seu foco.
Por outro lado, é muito mais fácil manter a concentração quando estamos fazendo algo que nos dá prazer.
Portanto, se você também procrastina seus trabalhos, experimente conhecer a Desk Coworking, um ambiente de trabalho flexível projetado para proporcionar foco e concentração nos seus projetos.
Além de trabalhar seu networking, você terá tranquilidade para trabalhar no seu próprio ritmo sem as distrações de um escritório tradicional.