Hoje, trouxemos algumas dicas para você começar a implementar a cultura da inovação no seu negócio.
Atualmente, tecnologia e inovação talvez sejam as palavras mais usadas quando se fala em empreendedorismo.
Se você ainda não começou a seguir esse caminho, é hora de trazer a cultura da inovação para sua empresa.
Empresas que não apostam nessa onda podem acabar perdendo espaço no mercado.
Afinal de contas, o público demanda cada vez mais por soluções inovadoras para seus problemas.
Se você quiser uma posição de destaque, continue a leitura do artigo.
A cultura da inovação é para todos
Muitas pessoas não enxergam a si mesmas como criativas ou inovadoras. Mas, acredite: todos temos esse potencial!
Portanto, ao invés de seguir processos engessados, que tal se empenhar em descobrir novos jeitos de fazer as coisas?
A inovação não acontece apenas em startups ou laboratórios de produtos.
Deve estar presente no nosso dia-a-dia, em todos os processos, serviços e parcerias.
Em encontrar soluções diferentes para antigos problemas.
Cultive a inovação
Ficar preso a prazos e orçamentos pode matar a vontade de inovar.
Por outro lado, criar fora das reais necessidades do seu negócio também pode ser um desperdício.
O ideal é que você utilize a inovação para desenvolver seus produtos e serviços, de forma a oferecer um diferencial para seus clientes.
Caso você tenha funcionários, é importante dar autonomia a eles, mas sem deixar de integrá-los ao processo.
Lembre-se: inovação é colaboração. Inovar significa quebrar as barreiras hierárquicas e seus funcionários devem ter liberdade para apresentar projetos.
Você vai perceber como isso é super produtivo para o seu negócio.
Estabeleça parcerias com os melhores
Para que você absorva a cultura da inovação, esteja próximo de pessoas criativas, abertas e interessadas.
Uma dica ótima é participar de eventos, como workshops, seminários e palestras.
Experimente também trabalhar em um coworking.
O espaço, colaborativo por natureza, é cheio de profissionais de diversas áreas de atuação.
Pessoas com quem você pode compartilhar ideias. E, claro, desenvolver parcerias produtivas de negócio.
Invista na sua qualificação
A inovação não acontece sem aprendizado. Esteja sempre aberto a aprender, a se reciclar e, sobretudo, a ter novas ideias.
Você só vai encontrar ferramentas para inovar se investir em sua qualificações.
Por isso, participe de cursos alinhados à sua área de atuação. É possível, inclusive, encontrar conteúdos onlines muito bons!
Além de abrir sua cabeça para novas ideias, participar de cursos ainda permite com que você conheça muita gente bacana para desenvolver projetos juntos.
Olhe além da tecnologia
É natural aliar inovação à tecnologia. Inovar, entretanto, vai além da tecnologia.
Negócios que desejam ser inovadores precisam expandir sua visão de forma a descobrir o potencial disruptivo da tecnologia em conjunto com a mudança social.
Steve Jobs era um gênio inovador. E isso não se deve apenas à tecnologia.
Mas como ele soube aliar a tecnologia com as tendências do mercado e as necessidades dos consumidor.
Essa mentalidade fez com que a Apple criasse muito mais que um produto inovador, uma cultura da inovação, alterando de vez nossa relação com o mundo.
Defina metas, mensure o progresso
Assim como qualquer projeto da sua empresa, a implementação de uma cultura de inovação deve ter objetivos e resultados esperados.
Defina, portanto, métricas para comprovar a eficácia de cada ação. Depois, faça a mensuração para verificar o progresso e entender o que precisa mudar.
Medir inovação, entretanto, não é a mesma coisa que medir ROI de uma campanha de marketing digital, por exemplo.
Pense, primeiro, em quais áreas é mais importante existir inovação.
A partir disso, comece a medir quantas ideias foram criadas, quantas aconteceram de fato e qual foi o resultado final.