O artigo de hoje está direcionado para um dos principais públicos do coworking: as pequenas agências digitais.
Um tipo de negócio em amplo crescimento, tanto em termos de influência quanto em termos de serviços oferecidos, as pequenas agências digitais têm enfrentado algumas dificuldades.
Com equipes extremamente enxutas e recursos limitados, aliados a um fluxo quase caótico de demandas, muitas delas sofrem por não utilizar ferramentas e serviços essenciais para melhorar a produtividade de seus colaboradores e diminuir custos.
Selecionamos 5 ferramentas e serviços essenciais para que as pequenas agências possam reduzir custos, melhorar sua gestão e ter ganhos de produtividade. Vamos a elas!
Mautic
Vamos começar por uma plataforma que está entre as queridinhas de quem trabalha com marketing digital.
Apesar de ser recente (foi lançada em 2014), Mautic é uma das plataformas mais renomadas quando o assunto é Automação de Marketing.
Além de ser gratuita e open source, com o Mautic as agências podem criar formulários para coleta de informações, criar diversas segmentações e landing pages.
Com isso, as agências podem segmentar suas estratégias de marketing digital e conseguir gerar leads qualificados.
Operand
Conseguir uma boa gestão é uma das principais dores sofridas por agências digitais.
As que possuem equipes enxutas (o que é a maioria) acabam sofrendo ainda mais com as dificuldades em encontrar bons modelos de gestão, sejam eles de pessoas ou de projetos.
Assim, utilizar uma ferramenta para gestão de equipes e tarefas é uma poderosa forma de aumentar a produtividade da agência como um todo.
Slack
Outra das ferramentas queridinhas! Essa não é querida apenas por quem trabalha com marketing digital, mas também por empresas de todos os tamanhos e segmentos.
O Slack foi lançado em 2013 e rapidamente se tornou uma das ferramentas mais utilizadas quando o assunto é a comunicação interna entre times.
As agências podem utilizar o Slack para agilizar e melhorar a troca de informações e o fluxo de processos.
Pluga
Automação de processos é uma das maiores tendências em gestão nos últimos anos.
Ao invés de perder tempo realizando tarefas de forma manual, com a Pluga as agências podem conectar diversas ferramentas e realizar integração entre elas.
Assim, um pagamento aprovado na Iugu, por exemplo, irá automaticamente enviar uma mensagem em um determinado canal do Slack da agência.
Coworking
É natural que pequenas agências digitais não possuam muita disponibilidade de recursos, por isso é importante que elas pensem sempre em como diminuir gastos ao máximo.
Espaços de coworking trazem a oportunidade para que elas tenham espaços modernos de trabalho, trazendo tudo o que é necessário para que as equipes produzam de forma eficiente, como salas privativas, salas de reunião, endereço fiscal, escritórios compartilhados e salas de treinamento.
Isso permite que as agências tenham espaços de trabalho sem que seja preciso gastar altos valores com aluguel, água, internet, energia, dentre outros.
Além disso, esses espaços são oportunidades gigantescas de networking, já que reúnem diversos tipos de profissionais e criativos e diversos eventos.
Utilizar ferramentas de automação e gestão trazem um potencial aumento para a produtividade e fluxos de processos dentro das agências.
Utilizar um espaço de coworking traz uma economia gigantesca de recursos, além de ser um espaço poderoso para criar conexões de negócios.
Quando falamos de pequenas agências digitais, que em sua maioria não gozam de grandes equipes ou recursos, automatizar processos e gerir melhor as pessoas e projetos são formas de melhorar sua produtividade e fomentar o crescimento.