Aumentar a produtividade no trabalho é uma necessidade da maioria dos profissionais.
E existem algumas atitudes simples, porém altamente eficazes, que você pode tomar para melhorar sua produtividade no trabalho.
Vamos ver juntos? Vem comigo!
1 – Organize as tarefas do dia
O primeiro passo para ter um dia produtivo no trabalho é gastar os 10 primeiros minutos com a organização de suas tarefas.
Quais são as pendências a resolver no dia? Há reuniões marcadas? Quais prazos você tem que cumprir e quais tarefas deve adiantar?
Liste quais são essas tarefas que você deve executar a cada dia e vá riscando cada uma delas na medida em que você as realiza.
Se um projeto for muito grande e depender de vários dias para ser executado, divida isso em tarefas menores, que também possam constar em sua lista.
2 – Defina suas prioridades
Diante de tantas funções e atividades é necessário definir bem suas prioridades.
Isso significa que você deve eleger o que é mais importante e deve ser realizado imediatamente, e o que pode esperar.
Uma boa dica é marcar essas tarefas em sua lista com cores diferentes (vermelho para tarefas mais urgentes, amarelo para tarefas não tão urgentes, por exemplo).
Há no mercado excelentes ferramentas para te auxiliar.
3 – Desligue-se das redes sociais
Tudo bem que hoje em dia é praticamente impossível se desconectar das redes sociais (Facebook, Instagram, Whatsapp).
Mas esses sites e aplicativos tomam muito mais tempo do que imaginamos e podem prejudicar e muito o seu desempenho no trabalho.
Reduza ao máximo o acesso a essas redes sociais e veja quanto tempo terá a mais para realizar suas tarefas de maneira tranquila e eficiente!
4 – Mantenha o seu local de trabalho organizado
Ambientes desorganizados só levam a mais desorganização e confusão.
Mantenha uma mesa de trabalho organizada, com papéis e arquivos em ordem.
O mesmo vale para ambientes virtuais, como a área de trabalho do seu computador e a caixa de entrada do seu e-mail.
5 – Aprenda a delegar tarefas
Tem uma equipe com a qual contar? Há estagiários que podem realizar tarefas mais administrativas no cotidiano da empresa?
Aprenda a delegar essas tarefas e a dividir responsabilidades.
6 – Premie-se com intervalos regulares
Em vez de parar de trabalhar apenas nos horários de almoço e café, aproveite para tirar intervalos regulares, a cada hora de trabalho.
Levante-se, tome uma água e esqueça o trabalho por até 5 minutos. Quando voltar, terá mais energia e concentração.
7 – Separe melhor o tempo de trabalho e de lazer
Um dos principais motivos pelos quais as pessoas se tornam improdutivas é a dificuldade de separar o tempo de trabalho do tempo de lazer — você não deve levar trabalho para fazer em casa, e nem ficar pensando em amigos e família no horário do expediente.
Procure separar melhor esses dois ambientes e aprenda a manter uma rotina de trabalho mais focada, sem a mistura de problemas dentro do ambiente corporativo.
Com essas dicas em mãos, que tal colocá-las em prática e aumentar a produtividade no trabalho?
Que tal conhecer melhor um espaço de coworking e testar sua produtividade?