Olá, bem vindo. Hoje vamos apresentar 7 pontos importantes para analisar antes de abrir o seu negócio, ok?
Vamos nessa?
Não basta simplesmente ter uma ideia de negócio e querer colocá-lo em prática, sem fazer muitas avaliações.
O empreendedor, ao contrário, precisa se resguardar bastante dos riscos, imaginar cenários e preparar uma boa infraestrutura para que o seu negócio tenha mais chances de alcançar o sucesso.
E no turbilhão de coisas a fazer, existem muitos aspectos que ficam esquecidos ou deixados para depois.
1. Pesquise (e registre) a sua marca
É muito importante que o dono do negócio pesquise se o nome da empresa, o logotipo e demais características emblemáticas da empresa já existem ou são usadas por outras organizações.
De toda sorte, vale a pena registrar o quanto antes a sua marca, porque essa será a imagem que vai se fixar na cabeça dos clientes.
2. Examine como poderá abrir o seu negócio
Cada atividade tem as suas particularidades, conjuntos de licenças que devem ser solicitadas aos órgãos públicos e requisitos de abertura.
É importante pesquisar a fundo como você poderá fazer para abrir a sua empresa, etapa na qual se poderá contar com um advogado ou contador.
Não tem um local para registrar sua empresa? Registre com a gente através do serviço de endereço fiscal.
3. Considere um bom planejamento financeiro
Fazer um grande orçamento real acerca dos gastos que serão exigidos para abrir a sua empresa, desde o valor de aluguel, manutenção mensal, constituição de estoque inicial, entre outros, vai evitar surpresas e pequenos erros de cenário no futuro.
Por isso, é importante que se faça um planejamento consciente e realista de quanto se vai gastar para tudo isso, o que vai apontar com mais precisão o dinheiro necessário para abrir o negócio.
4. Observe a infraestrutura do local onde vai instalar a empresa
Determinar o domicílio fiscal onde sua empresa vai funcionar é uma das decisões mais importantes que o empreendedor precisa tomar.
Um bom endereço comercial, por exemplo, envolve aspectos relevantes, como o apropriado acesso para os clientes, a visibilidade do negócio e a facilidade logística;
E a infraestrutura e o estado de conservação do edifício vão definir se os investimentos necessários com reformas e instalações serão (ou não) muito altos, a fim de chegar no nível em que o empreendedor precisa para realizar os seus serviços e deixar a operacionalidade da empresa fluir.
Um endereço de prestígio vai ajudar e muito para o sucesso do seu negócio e no DESK Coworking você tem várias unidades para abrigar você e sua empresa.
5. Analise se o mercado está saturado
O empreendedor deve analisar ainda se o mercado para a sua ideia está saturado, com grandes companhias atuando em áreas afins.
E se existe algum público-alvo ou nicho de mercado esquecido pelas grandes empresas, ou mesmo outros pequenos negócios, e que poderá ter a oportunidade para explorar.
Portanto, devem-se entender criteriosamente quais as necessidades ou demandas que essas pessoas têm e não são atendidas.
Essa questão do mercado estar saturado ou não é muito sutil, convenhamos. Que tipo de negócio não está saturado?
Por isso, não desista se você de forma isolada analisar e identificar que o mercado está lotado de gente fazendo a mesma coisa!
Tenha uma visão 360 graus! 🙂
6. Estude o público-alvo
Adentrar o cenário em que sua persona se encontra é essencial para entender como eles se comunicam, do que eles gostam e quais são as suas preferências de consumo efetivas.
Todas essas informações vão ajudar a definir estratégias de mercado mais eficientes.
A identificação do público alvo é fundamental para que você consiga montar sua estratégia de forma assertiva, afinal, se você atirar para todos os lados, não vai acertar ninguém.
E atente-se, quem quer impactar todo mundo, não sabe o que de fato quem atingir.
Ao analisar seu negócio, dedique-se neste ponto, segmente e identifique o melhor cliente para seu projeto.
7. Examine os canais de divulgação mais eficientes
O momento ideal para pesquisar quais as formas de divulgação e estratégias de marketing que o seu negócio irão empregar inicialmente é, antes de tudo, estar pronto para operação, a partir dos dados colhidos do público-alvo.
Não espere para investir nas ações de marketing sem ter improvisado uma análise racional na área, quando os seus produtos já estiverem em circulação, logo após a empresa ter entrado em operação.
Estude as melhores técnicas e os canais de divulgação mais adequados desde antes.
Você tem uma ideia de negócio que pretende em breve colocar em prática?
Que tal analisar seu negócio com calma antes de levar o seu empreendimento adiante?
Se preferir, podemos conversar. Venha fale com nossos consultores