Dando continuidade ao plano de marketing, hoje vamos falar de seis estratégias específicas para você aumentar as vendas de sua empresa de forma a alcançar um retorno ainda mais positivo para sua marca, produto ou serviço.
Depois de analisar o mercado, seu cliente e sua empresa, é hora de definir qual será o seu objetivo e o caminho mais assertivo para cumpri-lo.
O seu objetivo é aumentar as vendas?
Indicação de clientes
Crie um plano de indicação de clientes. Essa é uma das formas mais promissoras para alavancar seus rendimentos.
A palavra de alguém que já consumiu vale muito mais do que qualquer anúncio ou propaganda que você fizer no horário mais caro da TV.
Ofereça vantagens – descontos, cupons, promoções, frete grátis – tanto para quem indicar a sua empresa quanto para um indicado se converter em cliente.
Indicar clientes é uma estratégia super eficiente tanto para manter as pessoas consumindo como para conquistar novos clientes.
Fidelizar clientes
É muito mais econômico e estratégico do que atrair novos consumidores.
Pensa bem: ele já passou por todo o processo, conhece seu produto ou serviço e ainda pode ajudá-lo na divulgação.
Mantenha contato com ele, entenda como foi a experiência, reforce os pontos positivos e incentive-o a continuar comprando.
Ofereça novidades ou complemento às soluções que eles adquiriram anteriormente.
Reter clientes também vale para os consumidores inativos.
Reaproxime-se deles por meio de um desconto ou benefício exclusivo.
Trate os seus colaboradores como se fossem clientes
O marketing interno é tão importante quanto o externo.
É preciso que seus funcionários se sintam úteis e sejam participativos em todas as etapas, principalmente na hora de oferecer ideias.
Colaboradores insatisfeitos podem repercutir sua marca de um jeito muito negativo, sobretudo em uma época de redes sociais.
Valorize as habilidades e os talentos dos seus colaboradores para melhorar seus negócios.
Aprenda a lidar com os clientes insatisfeitos
Enquanto a indicação é uma importante ferramenta de marketing espontâneo, as reclamações desencorajam consumidores em potencial e até afastam clientes fiéis.
Crie um plano de gerenciamento de crise para entender o motivo da insatisfação e ofereça a solução para os problemas.
Uma postura arrogante, só tende a ampliar ainda mais as reclamações.
Captar parceiros para o seu negócio
Pense no que seus clientes compram antes, durante ou depois de comprarem de você.
Essas empresas podem se tornar suas parceiras e criar condições vantajosas para quem compra ou consome produtos dos dois lugares.
As possibilidades são infinitas – captação de novos clientes, co-marketing, guest posts – e o resultado é rentável para todas as partes.
Pense nos preços a longo prazo
Colocar preço em produtos e serviços é, sem dúvidas, uma das tarefas mais difíceis para as empresas.
Caso você seja um empreendedor de primeira viagem, é bem provável que tenha que conquistar clientes por meio de um preço mais competitivo.
Entretanto, à medida em que sua empresa estiver consolidada no mercado, os clientes estarão mais dispostos a pagar mais para consumir seu produto.
Dedique-se, portanto, a criar produtos e serviços que se destaquem pela qualidade, excelência e diferencial.
Após a execução dessas estratégias, é preciso avaliar os resultados positivos e negativos obtidos para, logo em seguida, traçar novas objetivos e planos de ação para conquistá-los.
Esse post foi mais um post da série Grandes Ideias para Negócios Lucrativos, do DESK Coworking – Empreendedorismo e Consultoria.
Para acompanhar tudo sem perder nada, é só rolar a tela pra cima, no canto superior direito, e assinar nossa newsletter.