Se você possui uma empresa virtual e não tem endereço fixo, alguns problemas podem apontar no seu horizonte, dificultando a dinâmica do seu trabalho e a relação com seus clientes e fornecedores.
Por mais que os custos tendam a aumentar com um endereço fixo, é muito provável que sua organização prospere mais, pois você poderá ampliar suas possibilidades e se planejar melhor ao separar o âmbito pessoal do profissional.
E olha que nem estamos falando em aluguel de uma sede própria!
Atualmente, a mais nova tendência do mercado é o coworking, um espaço comum de trabalho para pessoas como você, que não querem mais a bagunça nada setorizada do home office, que estão dispostas a compartilhar e que precisam transmitir mais credibilidade a seus clientes.
Quer saber mais sobre os problemas mais comuns enfrentados quando uma empresa não possui endereço fixo?
Então confira nosso post:
1. Sala de Reuniões
As reuniões são momentos bem complicados para as empresas que não possuem endereço fixo.
Afinal, onde elas serão realizadas? Fazê-las na sala de casa seria o maior atentado contra a seriedade da sua empresa, já que não costuma haver nenhuma formalidade no ambiente.
Você poderia então fazê-las em um café ou um restaurante, mas essas também não são boas opções, pois o fluxo de pessoas pode atrapalhar a concentração e esses estabelecimentos não dispõem da estrutura que pode se fazer necessária — como computador, impressora, projetor e uma boa conexão de internet, por exemplo.
Realmente, não há lugar mais próprio para uma reunião do que uma sala de reuniões, não é mesmo?
E se você não tem essa opção está, de fato, diante de um grande problema!
2. Correspondências em qual Endereço Comercial?
Toda empresa que possui endereço fixo costuma funcionar em horário comercial, das 8 horas da manhã às 18 horas da tarde.
Isso significa que sempre haverá alguém — uma secretária ou algum outro colaborador — disponível para receber as correspondências e encomendas.
Se você dispõe desse endereço comercial e fornece apenas o endereço da sua casa, acaba correndo o risco de não receber as correspondências,
Por não ter quem as receba, o que pode atrapalhar o planejamento da sua empresa e causar sérios embaraços aos seus negócios.
Ainda tem o endereço fiscal para você fazer a emissão de notas fiscais. Ou seja, um endereço é crucial para seu negócio.
E você vai pagar um aluguel caríssimo só para ter um endereço?
Claro que não. Vem para o coworking!
3. Telefonemas
Por não ter um endereço comercial fixo, sua empresa também não terá um telefone próprio.
Fornecer o número de telefone da sua casa pode ser um grande motivo de constrangimento, pois imagina-se como pode ser o atendimento caso o telefonista seja seu filho pequeno ou alguém não muito bem humorado pela manhã.
Além disso, em um momento em que não há ninguém em casa, o telefone irá tocar sem parar, deixando seus parceiros e clientes sem retorno.
Uma empresa que não mantém aberto o canal de comunicação com seus consumidores, ao menos no horário comercial, pode ter sua credibilidade bastante diminuída.
4. Horários fixos
Se a sua empresa não possui endereço comercial, é muito provável que, enquanto empreendedor, você também não possua horário fixo, o que pode ser bem problemático para sua organização.
Acordar tarde, dispersar-se com os trabalhos domésticos, descansar um pouco no sofá, fazer pausas para ver TV.
Ser demandado por seus familiares e tantas outras distrações podem fazê-lo perder o foco nos negócios, que deveriam ter sua total atenção pelo menos durante o horário comercial.
O home office pode ser bom no início, mas é uma grande armadilha para quem já não tem tanta disciplina e divide o espaço doméstico com outras pessoas.
Ter um espaço e um horário reservados para o trabalho é a solução para esse e muitos outros problemas.
E então, você também não possui um endereço fixo para a sua empresa?
Identificou-se com nossa listinha de problemas? Veja como a solução de Escritório Virtual resolverá seu problema!