São indiscutíveis as facilidades e inúmeras as possibilidades que surgiram com a tendência dos coworkings. E encontrar o coworking ideal é o melhor cenário.
Ter a oportunidade de trabalhar em um espaço com estrutura completa para realização de suas atividades a um preço acessível, já que se trata de um ambiente compartilhado com outros empreendedores e profissionais de diversas áreas, é uma opção muito interessante e promissora.
Entretanto, escolher o coworking ideal para as necessidades da sua empresa (ou de seus projetos como profissional autônomo) demanda bastante planejamento e atenção.
Preparamos uma lista de aspectos que devem ser observados nesse momento, para que você acerte na escolha!
Defina seus objetivos e prioridades
Para procurar o espaço de coworking mais adequado às suas necessidades, o mais importante é entender quais são elas.
Por isso, antes de sair em busca do melhor espaço, pense sobre a dinâmica do seu dia: o volume de reuniões, a necessidade de espaços coletivos ou privados, o suporte operacional para o bom atendimento de seus clientes.
Essas informações são determinantes na seleção do melhor coworking.
Avalie a estrutura
A estrutura em um coworking faz toda a diferença.
Examine atentamente as salas de reunião, pensando no conforto de seus clientes e na privacidade e efetividade das suas apresentações e negociações.
Procure saber se o espaço conta com uma equipe para realizar o atendimento telefônico e recepcionar seus clientes em reuniões.
Nas estações de trabalho, considere o tamanho das mesas, a iluminação, o conforto das cadeiras.
Observe também os espaços comuns, como banheiros, copas e locais para descanso, se houver.
Todos esses aspectos influenciam no trabalho diário e, por isso, merecem atenção especial.
Pense sobre a localização
A localização tem que ser interessante para você e para os seus clientes.
Claro que o coworking escolhido não pode ficar do outro lado da cidade, obrigando você a realizar uma viagem todos os dias.
Entretanto, não se esqueça do conforto dos seus clientes: o local deve ser de fácil acesso e ter boas áreas de estacionamento, oferecendo uma facilidade muito agradável para quem optar por contratar a sua empresa.
Teste a comunicação antes de escolher o coworking
Os sistemas de telefonia e internet do coworking devem ser impecáveis, para não causarem preocupações e contratempos.
Converse com usuários do espaço, descubra se a internet é veloz e consistente, e se é possível fazer reuniões virtuais facilmente.
Procure conhecer também a política de cobrança de ligações (que pode ser ilimitada por um valor determinado ou cobrada a cada utilização) e escolha aquela que mais se adequar à dinâmica do seu negócio.
Analise o custo-benefício
Um dos pontos mais importantes da escolha de um coworking é justamente a possibilidade de economia.
Entretanto, como em todo negócio, não adianta apenas procurar o menor preço.
O investimento deve ser avaliado juntamente com a estrutura e as facilidades oferecidas, pois a relação custo-benefício tem que ser interessante para o seu negócio.
Sinta o ambiente
Sentir-se bem no seu espaço de trabalho é fundamental.
Por isso, antes de optar por um ou outro coworking, faça uma visita e perceba como se sente ali: a decoração te agrada?
Você se sente à vontade naquele ambiente? Você se identifica com os outros profissionais do espaço e percebe oportunidades para um bom networking?
São fatores subjetivos, mas que têm grande impacto na sua produtividade e satisfação profissional.
Agora que você já sabe quais são os principais aspectos a serem observados ao escolher o coworking perfeito para você, que tal vir passar um dia aqui no DESK Coworking?