Na última publicação, oferecemos algumas dicas valiosas para você começar a empreender. Dentre elas como elaborar uma plano de negócios.

O plano de negócios é uma ferramenta de gestão super importante para quem deseja empreender ou já tem o próprio negócio.

O objetivo do documento é definir como vai ser a estratégia de atuação. Ele será o guia do seu empreendimento.

Um plano de negócios bem elaborado é o grande diferencial para o sucesso de uma empresa.

Lembra quando a gente disse que você deveria pesquisar o mercado a ponto de se tornar um especialista na área em que deseja atuar? Pois é!

O resultado dessa análise deverá ser detalhado durante a elaboração do plano de negócios: segmento, produtos ou serviços, clientes, fornecedores, concorrentes, pontos fracos e fortes e infraestrutura.

Ao final, ele vai te ajudar a responder se vale a pena abrir a empresa e quais as diretrizes você deverá tomar.

O processo de elaboração do plano de negócios envolve três fases:

  • 1) Análise de Mercado: O mercado é quem dita as regras. De nada adianta ter o melhor produto e preço competitivo se ninguém se interessa por ele.

Detalhe o produto ou serviço que irá oferecer, descubra qual o seu cliente potencial e como ele se comporta, analise a concorrência e estabeleça quem serão os fornecedores.

Para facilitar, utilize as seguintes perguntas como guia:

  • Quem é seu cliente: onde mora, quanto ganha, o que faz, do que gosta e não gosta?
  • Como ele toma decisões na hora da compra? Quanto está disposto a pagar?
  • O mercado onde vai atuar está em expansão, estagnado ou em retração?
  • Quais são os seus concorrentes? Como eles atuam? Quais os seus pontos fortes?
  • Qual a possível localização do seu negócio? O que tem por perto?
  • Quais os principais fornecedores, condições de pagamento e prazos para a entrega?
  • 2) Plano Operacional: Depois de analisar o mercado, é hora de planejar como será a execução do seu negócio.

Nesta fase, você deverá elencar tudo o que precisa para estruturá-lo e organizá-lo: localização, instalações, equipamentos, necessidade de colaboradores e atividades.

Faça a estimativa da capacidade produtiva, quantos clientes consegue atender e quais serão os processos e metodologia de trabalho.

  • 3) Plano Financeiro: Seu negócio é financeiramente viável? Esta etapa é fundamental para você, empreendedor, descobrir quanto deverá investir.

O documento deve conter estimativas de custos iniciais, despesas, receitas, capital de giro e fluxo de caixa e de lucro.

Dica: um plano operacional detalhado vai ajudá-lo a elaborar um plano financeiro super assertivo.

Ao elaborar o seu plano de negócios, seja honesto. Simule diferentes cenários: pessimista, otimista e normal e se prepare para todos os tipos de situações.

Não deixe de montar também uma matriz swot. 🙂

Tenha o documento sempre em mãos e atualize-o frequentemente, afinal, o mercado é mutável.

Depois de elaborar o planejamento, é hora de pedir a opinião dos especialistas. Que tal mostrá-lo a um empresário do ramo ou consultor?

No próximo post, vamos começar a falar de uma outra importante ferramenta: o plano de marketing, fundamental para ajudá-lo a criar estratégias de atuação no mercado.

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